Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Carnaval 2026: Bloco da Proteção entra na avenida do samba neste sábado (7)

Publicada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Carnaval de Vitória: com alegria, bloco leva reflexão contra trabalho infantil

O bloco da Proteção está em contagem regressiva para entrar no Sambão do Povo anunciando que a Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes e as ações Contra o Trabalho Infantil, o Abuso e a Exploração Sexual são inegociáveis. O bloco desfila neste sábado (7), às 19h30.

Organizado pelo grupo de trabalho Peti Metropolitana, ele tem a participação das equipes municipais de Assistência Social da Região Metropolitana (Vitória, Cariacica, Guarapari, Serra e Vila Velha), com apoio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e participação dos membros do Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil do Espírito Santo (Feapeti-ES).

De acordo com a coordenadora do Serviço de Abordagem de Rua da capital, Luciana Gatti, a ação tem o objetivo de contribuir com a desnaturalização do trabalho infantil, sobretudo no período do carnaval, onde muitas crianças e adolescentes ficam expostas a atividades ligadas as piores formas de trabalho infantil, que são trabalhos que, por sua natureza ou pelas circunstâncias em que são executados, podem prejudicar a saúde, a segurança e a moral da criança.

"No carnaval, atividades como de vendedores ambulantes expõe as crianças e adolescentes a situações de riscos como exploração e abuso sexual e tráfico de entorpecentes", reforçou ela. Luciana antecipou que já na tarde desta sexta-feira (6), as equipes dos Seas de Vitória vão realizar as abordagens e sensibilização aos comerciantes no entorno do Sambão do Povo.

No sábado, os foliões em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes vão se concentrar em frente ao Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), em Mario Cypreste, de onde saem em desfile. Luciana Gatti contou ainda que o grupo de Vitória vai levar para a avenida o tema: "Pule o Carnaval, mas não pule à minha infância".

"Esta vai ser a nossa forma de expressar. Pular o Carnaval com responsabilidade social e fortalecer a luta contra o trabalho infantil, divulgando o programa, através de faixas, cartazes alusivos ao trabalho infantil, distribuição aos foliões de abanadores com informações objetivas e sobre os canais de denúncia", contou.

Para a secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, dar visibilidade aos danos e riscos relacionados ao trabalho infantil é também uma medida preventiva, protetiva e de alerta à sociedade quanto a necessidade de erradicar o trabalho infantil, violação de direito que ainda tem comprometido as famílias, e sobretudo a infância.