Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Carnaval 2026: Campanha "Não é Não" marca presença no Sambão do Povo

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Campanha não é não
Foto Divulgação
Campanha não é não

A Subsecretaria Municipal da Mulher da Prefeitura de Vitória realiza mais uma importante ação de conscientização durante os desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo. A campanha "Não é Não" estará presente, nesta sexta-feira (06) e sábado (07), reforçando o combate ao assédio sexual e à importunação sexual em grandes eventos.

A iniciativa contará com ações estratégicas pelas áreas de arquibancada e demais espaços do Sambão do Povo e a distribuição de leques informativos, que trazem mensagens de alerta e orientação sobre como identificar e denunciar situações de assédio.

Além da conscientização, a campanha também orienta o público sobre como agir diante de situações de violência. Se for vítima ou presenciar um assédio, a recomendação é denunciar ligando 180 ou 190. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estarão presentes no local durante todo o desfile das escolas de samba.

O objetivo da ação é promover um ambiente mais seguro, respeitoso e acolhedor para todas as pessoas, especialmente para as mulheres, durante um dos eventos culturais mais importantes da cidade.

A subsecretária da Mulher, Deborah Alves, ressaltou a importância da abordagem clara e acessível junto ao público.

"Estarmos presentes no Sambão do Povo reforça o nosso compromisso com todas as mulheres. Este é um espaço de alegria e celebração, mas também um momento de conscientização. Por isso, estarmos no Sambão para levar informação de forma simples e direta, é essencial para prevenir qualquer tipo de violência contra a mulher", disse.

Ainda de acordo com subsecretária, a campanha "Não é Não" envia uma mensagem poderosa: "O corpo da mulher deve ser respeitado em qualquer situação. Não importa o lugar, o momento ou a circunstância o 'não' é definitivo e precisa ser respeitado", ressaltou.

Para o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, a presença da campanha em um evento de grande público reforça o compromisso da gestão municipal com a garantia de direitos.

"O Carnaval é um espaço de alegria, cultura e celebração, mas também precisa ser um espaço de respeito. A campanha 'Não é Não' reafirma que a diversão não pode ultrapassar os limites do consentimento. Nosso papel é conscientizar e proteger", destacou o secretário.

A ação integra um conjunto de políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Vitória voltadas à promoção da cidadania, dos direitos humanos e da equidade de gênero, reforçando que assédio e importunação sexual são crimes e não serão tolerados.