Publicada em 24/08/2022, às 16h50
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Circuito da Vida é apresentado como case de sucesso na Saúde da capital
Mais um case de sucesso na Saúde! A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) apresentou, nesta quarta-feira (24), o projeto Circuito da Vida, na I Mostra Estadual de Experiência Exitosa.
O "Circuito da Vida" é um projeto de educação em saúde, idealizado pela equipe da Unidade de Saúde de Andorinhas, como parte do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Izaura Marques da Silva.
A Unidade recebeu, aproximadamente, 50 estudantes em cada um dos seis dias de atividades, que participaram de diversas dinâmicas, como reconhecimento da rede de serviços públicos na região, e aprendem sobre a importância de cada equipamento e do autocuidado nos diversos serviços ofertados ao público escolar.
"Nos inspiramos na prática da atividade física no formato de um circuito funcional, para que as crianças e adolescentes não ficassem parados, apenas ouvindo o que tínhamos pra dizer. Por isso separamos nossos temas em espaços diferentes e organizamos os alunos em grupos, de maneira que sempre há um grupo em algum espaço de orientação. Uma palestra sobre Hanseníase também faz parte da programação, que conta, ainda, com dramatização teatral desenvolvida pelos servidores da unidade de saúde e acadêmicos, sobre temas comuns na adolescência como: violência, higiene pessoal, saúde mental, Covid, dentre outros", disse a diretora da Unidade de Saúde de Andorinhas, Luciana Malini.
Circuito
Além das palestras e orientações, os estudantes, divididos em grupos, passam por um circuito composto por avaliações odontológicas, oftalmológicas (avaliação de acuidade visual) e do desenvolvimento físico, com direito a aferição de pressão arterial, glicemia, peso e altura.
Os alunos também conhecem de perto a horta medicinal da unidade de saúde e recebem orientações sobre cuidados para manter suas casas sem focos de mosquito.
"O principal objetivo é oferecer atenção em saúde, de maneira dinâmica e integrada à estratégia do Programa Saúde Escolar (PSE), e proporcionar aproximação dos adolescentes aos serviços de saúde, desmistificando o cuidado e o papel do profissional de saúde. Com isso, iremos estimular o desenvolvimento da autonomia do cuidado em saúde na adolescência, oferecendo serviços e orientações sobre prevenção para promoção de saúde, sempre na proposta de aproximação dos adolescentes aos profissionais de saúde para construção de vínculos", frisou Lucina Malini.
"A experiência de Andorinhas demonstra a potência do Programa Saúde na Escola e a parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação para a promoção da saúde, visando a formação integral de crianças e adolescentes", ressaltou Flávia Santos Costa de Lima, referência técnica do PSE da Semus.
Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal
Durante a I Mostra Estadual de Experiência Exitosa, a Semustambém apresentou a experiência do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTM-I) na gestão do Programa Saúde na Escola (PSE).
Atualmente, o GTI-M é formado por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, totalizando 21 integrantes. Na Semus, são sete integrantes da Gerência de Atenção à Saúde (Referência Técnica do PSE, Área Técnica Saúde da Criança, Referência Técnica Saúde do Adolescente, Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Área Técnica de Saúde Bucal, Área Técnica Saúde do Adulto/Ações de Controle do Tabagismo, Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares no SUS) e dois integrantes da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção à Saúde e Área Técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis).
Dentro do planejamento das capacitações para 2022, estão Treinamento em Avaliação da Acuidade Visual para profissionais da saúde e educação (coordenadores da EJA), Prevenção do Câncer Infantil, Planejamento do trabalho de campo em rede socioassistencial como conclusão da Formação Articular para cuidar: fortalecendo as redes no território, Formação para profissionais dos Centros Municipais da Educação Infantil com os temas: Alimentação Saudável, Prevenção das Violências e Programa Saúde na Escola.
"O sucesso das ações se deve a todos os esforços somados entre as secretarias, articulação entre os equipamentos nos territórios, o apoio de parcerias como das instituições de ensino superior (integração ensino serviço), contribuindo para o fortalecimento e efetividade das ações nas escolas e consequentemente para o alcance das metas do programa", disse Flávia Santos Costa de Lima, referência técnica do PSE da Semus.