Tampas de bueiros aprendidas com foragido da Justiça que foi detido pela Guarda de Vitória.
A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) deteve um foragido da Justiça, de 46 anos, após o furto de, pelo menos, cinco tampas de bueiros e caixas de ligação de esgoto residencial, nesta terça-feira (4). Tanto os furtos quanto a detenção foram realizados em Jucutuquara.
Os furtos aconteceram na Rua Antero de Almeida, por volta das 5 horas. "O indivíduo utilizou um carrinho de supermercado para transportar as tampas devido ao peso de cada peça. Com ajuda de levantamentos da Gerência de Inteligência, uma das equipes de patrulhamento conseguiu abordar o indivíduo em Jucutuquara. Inicialmente, ele forneceu outro nome para tentar escapar da prisão, já que possuía mandado de prisão em aberto", detalhou Jacimara Camponez, gerente de Proteção Comunitária da Guarda de Vitória.
A ordem de prisão contra ele foi expedida em julho deste ano pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha, depois que deixou a unidade penitenciária pelo benefício da saída temporária, a "saidinha", e não retornou na data determinada. Ele cumpria pena no regime semiaberto por condenação por tráfico de drogas. Ainda faltam dois anos e oito meses de pena a serem cumpridos. O suspeito foi levado para a Delegacia Regional de Vitória.
HISTÓRICO
O histórico criminal do suspeito impressiona até os mais experientes. Ele já esteve preso por roubo majorado - com duas ou mais pessoas participando do crime - em 2011. Neste caso, conseguiu fugir da Casa de Custódia de Vila Velha em 2013, sendo recapturado três dias depois.
Em 2018, recebeu alvará de soltura, mas não demorou a ir parar na delegacia de novo. Dessa vez, em 2020, quando recebeu mandado de prisão por violência doméstica. Menos de um mês já estava livre novamente.
Pouco mais de um ano depois, ele foi - de novo - preso por ameaça e lesão corporal na Lei Maria da Penha por força de ordem da Justiça. Depois de três meses de detenção, ganhou novamente as ruas e foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas em 2022, crime pelo qual foi condenado e cumpria pena até fugir em julho deste ano.
"Foram idas e vindas ao complexo penitenciário por crimes diferentes, o que mostra a dificuldades que temos em lidar com essas situações no dia a dia das prisões que realizamos. Agora, esperamos que ele cumpra o regime fechado e que seja responsabilizado pelos furtos cometidos", completou Jacimara.
TAMPAS RECUPERADAS
A Gerência de Inteligência identificou que o suspeito chegou a tentar vender as tampas furtadas em um ferro-velho, na Ilha de Santa Maria, mas o funcionário se recusou a receber o material. Ao todo, foram recuperadas cinco tampas, sendo duas de bueiros e três da concessionária.
"As tampas foram encontradas exatamente nas proximidades deste estabelecimento. A Guarda de Vitória lembra que receber material ilícito também é crime. Realizamos um trabalho conjunto com outras secretarias municipais e a Polícia Civil para fiscalizar esse tipo de estabelecimento e coibir a prática do crime de receptação", descreveu Jacimara Camponez.
DENÚNCIA
O indivíduo foi detido por volta de meio-dia, em frente ao Mercado São Sebastião, em Jucutuquara, mas uma hora antes ele foi denunciado por supostamente agredir a própria mãe.
Uma denúncia ao Ciodes-190, por volta das 10 horas, relatava que o fugitivo estaria dentro da casa da mãe, sob efeito de álcool, quebrando objetos e sendo agressivo. Uma equipe da Polícia Militar chegou a atender o chamado, porém, não foi constatada agressão e o suspeito não foi localizado.