Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Dezembro Vermelho: Dia Mundial da Luta Contra a Aids marca início da campanha em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Jucilene Borges
Abertura da campanha Dezembro Vermelho
Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Nesta segunda-feira (1º), Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) deu início à programação especial da Campanha Dezembro Vermelho, movimento nacional dedicado à prevenção, à assistência e à garantia de direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids. A abertura oficial aconteceu no Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis de Vitória (CR IST) e contou com apresentação cultural do coral do serviço.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, participou da cerimônia e reforçou o compromisso da gestão municipal com a prevenção e o cuidado integral. "Hoje é uma data muito simbólica para todos nós. O Dia Mundial da Luta Contra a Aids nos lembra que essa é uma agenda que precisa ser tratada com seriedade, responsabilidade e, sobretudo, com humanidade. O Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção, do acesso à informação e do cuidado integral, mas também marca a nossa luta permanente contra o estigma e a discriminação que ainda cercam o HIV/Aids", disse.

"Em Vitória, temos avançado de maneira consistente nessa política pública. Ampliamos a oferta da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) fortalecemos o atendimento no Centro de Referência e expandimos as testagens rápidas em todo o município. Essa é uma política pública que salva vidas, que reduz vulnerabilidades e que abre portas para um cuidado mais digno e inclusivo", completou Magda.

A diretora do CR IST, Viviane Rasseli, também apresentou avanços do serviço. "Tivemos um crescimento de 60% nos atendimentos médicos de um ano para o outro. Outro destaque é o salto na testagem rápida: de 1.142 testes realizados no ano passado para mais de seis mil exames este ano. São resultados que merecem ser celebrados", pontuou.

Representando as Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Sidney Parreiras de Oliveira reforçou o papel da rede municipal. "Agradeço ao trabalho da Secretaria e de toda a equipe do Centro de Referência. A dedicação e a sensibilidade dos profissionais fazem a diferença e mostram o quanto Vitória tem avançado. Seguiremos juntos por mais prevenção, cuidado e qualidade de vida."

Durante todo o mês de dezembro, as 29 Unidades Básicas de Saúde de Vitória intensificarão a oferta de testes rápidos para ISTs. Profissionais do CR IST também realizarão atividades externas para ampliar o diálogo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

Jucilene Borges
Dia Mundial da Luta Contra a Aids marca início da campanha Dezembro Vermelho em Vitória
Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Confira a programação:

04/12 (quinta-feira) - Das 8h às 17h, no Tancredão

Ação conjunta com o Sistema Judiciário do Espírito Santo, com testagens, aconselhamento em saúde e apoio jurídico e assistencial para pessoas em situação de rua.

10/12 quarta-feira e 11/12 quinta-feira - no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Nova Palestina

Rodas de conversa com adolescentes.

13 (sábado) e 14/12 (domingo) - no Hotel Praia Sol - Jardim da Penha

Encontro Municipal das Pessoas Vivendo com HIV/Aids, em parceria com a Rede Nacional de PVHA.

Monumentos iluminados

Entre os dias 1º e 8 de dezembro, o Palácio Jerônimo Monteiro, o Viaduto Caramuru e as Torres de Jesus de Nazareth receberão iluminação especial na cor vermelha em alusão à campanha.

Centro de Referência em IST

O CR IST atende cerca de 2.000 pessoas vivendo com HIV, oferecendo consultas, exames, medicamentos, acompanhamento e orientações.

O serviço também realiza PEP e PrEP Sexual em regime contínuo de prevenção.

Endereço: Rua Cais de São Francisco, 54, Centro de Vitória, próximo ao Parque Moscoso (1º andar da Unidade de Saúde de Vitória).

Prevenção

As unidades de saúde disponibilizam gratuitamente preservativos, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientações sobre prevenção e tratamento.

As unidades capacitadas para atendimento à PrEP em Vitória são: Praia do Suá, Jardim Camburi, Maruípe, Conquista, Santo Antônio, Maria Ortiz, Santo André e Santa Luiza.

As demais pessoas são atendidas no CR IST. A previsão é ampliar para todas as Unidades até o final de 2026.

Dados

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos foram notificadas 2.773 pessoas vivendo com HIV em Vitória, e 743 pessoas estão em uso contínuo de PrEP.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Estadual de 2021, o município possui 3.300 pessoas vivendo com HIV/Aids. Em 2022, até 23 de novembro, foram registradas 104 novas notificações.

A maior incidência ainda ocorre em homens de 20 a 39 anos, especialmente entre homens que fazem sexo com homens, gays e transexuais. Porém, foi observado aumento significativo entre adolescentes e mulheres heterossexuais.