Publicada em 05/08/2022, às 18h20 | Atualizada em 05/08/2022, às 18h25

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Dia da Vigilância Sanitária é celebrado com ação educativa em Vitória


Foto Divulgação
Ação educativa no Dia da VigilÂncia Sanitária
Ação educativa no Dia da VigilÂncia Sanitária

Nesta sexta-feira (5), quando é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, profissionais da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), realizaram ação educativa em um centro comercial da Reta da Penha para falar sobre a importância do órgão e sua forma de atuação. Na ocasião, mais de 500 pessoas foram abordadas.

"Estamos aproveitando esta data para mostrar a população o que a Vigilância Sanitária de Vitória faz, prevenindo doenças e promovendo a saúde", explica Arlene Perini, agente da Vigilância Sanitária (Visa) da capital. Ela também reforça que a grande maioria dos donos de estabelecimentos tem consciência de que a Visa é parceira nos cuidados com a saúde dos seus clientes.

Quem reforça essa ideia é o empresário Daniel de Castro, que já possuiu restaurante na capital. "O dono de um restaurante, um chef de cozinha ou um padeiro, são tão responsáveis pela saúde das pessoas quanto um profissional de saúde. Se o médico, por exemplo, cuida de algo ruim dentro do corpo de uma pessoa, quem trabalha ofertando alimentos para consumo, precisa ter consciência de sua responsabilidade, ofertando comida de qualidade, que não vai prejudicar a saúde de ninguém" , afirmou.

Dentre as dezenas de pessoas abordadas pela equipe estava a enfermeira Brunela Borges, 32 anos. Ela elogiou a ação, especialmente pelo enfoque educativo. "É interessante essa ação educativa pra população geral, uma vez que é pela educação constante que as pessoas aprendem", explica.

Foto Divulgação
Ação educativa no Dia da Vigilância Sanitária
Ação educativa no Dia da VigilÂncia Sanitária

Serviços

A Vigilância Sanitária é responsável por garantir a segurança e qualidade de produtos e serviços que podem impactar na saúde humana, de diversas formas e em várias áreas, dentre as quais os diversos setores de alimentação como bares, restaurantes, supermercados e vendedores de alimentos ambulantes, por exemplo. Também, os setores de medicamentos, cosméticos, laboratórios, clínicas, consultórios, salões de beleza, clínicas de estética, creches, escolas, hotéis, clubes e muitos outros.

Em Vitória, a Visa pode ser acionada tanto para denúncias quanto para orientações pelo telefone 156.

Dia da Vigilância Sanitária

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado em 5 de agosto como homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Cruz. A data busca reconhecer a importância estratégica dessa área, responsável por diversas ações de preservação da saúde da população.     

No mundo, é uma das mais importantes áreas da saúde pública, por estabelecer regulamentações que visam atender a necessidades das populações e proteger a vida humana.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)