A 4ª andada do caranguejo-uçá, período reprodutivo em que machos e fêmeas deixam as tocas para o acasalamento, será marcada por ações de educação ambiental e uma exposição artística dedicada ao manguezal. Durante a andada, os animais ficam mais vulneráveis à captura e a retirada de indivíduos nessa fase compromete a reprodução da espécie, com impactos diretos na biodiversidade e na saúde dos manguezais -- ecossistemas fundamentais para a proteção da zona costeira e abrigo de diversas formas de vida.
O próximo período de andada ocorre na lua nova, de 18 a 23 de fevereiro. Para reforçar a orientação a catadores, comerciantes e consumidores sobre a importância de respeitar a fase reprodutiva, a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza ações educativas antes e durante as datas previstas.
Nesta quarta-feira (11), a equipe estará na Vila Rubim, pela manhã e à noite, percorrendo bares e restaurantes que comercializam crustáceos e promovendo abordagens educativas junto ao público
Nesta quarta-feira (11), a equipe estará na Vila Rubim, nos turnos da manhã e da noite, percorrendo bares e restaurantes que comercializam crustáceos e promovendo abordagens educativas junto ao público.
Além das atividades em campo, a Semmam realiza, entre 10 de fevereiro e 10 de março, a exposição "Manguezal: múltiplos olhares", no Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras. A mostra reúne 32 telas do artista Rogério Dalmonech e propõe sensibilizar o público por meio de gravuras e pinturas inspiradas no manguezal de Vitória, a partir de sua vivência no período em que atuou como servidor da Semmam. As obras abordam diferentes temas e convidam à reflexão sobre o ecossistema manguezal.
Após a andada de 18 a 23 de fevereiro, outros três períodos reprodutivos já estão definidos: nas luas cheia e nova de março e na lua nova de abril. Conforme a Portaria Seama nº 066-R/2026, durante o período reprodutivo é proibida a cata, o transporte, o armazenamento, a comercialização e o consumo do caranguejo-uçá, no todo ou em partes. Nesse intervalo, as ações de monitoramento e fiscalização serão reforçadas em diferentes pontos da capital para coibir eventuais descumprimentos da legislação. As ações de monitoramento e fiscalização serão reforçadas em diferentes pontos da capital para coibir eventuais descumprimentos da legislação.
Serviço Exposição "Manguezal: múltiplos olhares" Data: De 10 de fevereiro a 10 de março Local: Museu do Pescador -- Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras Visitação: terça a sexta, das 12h às 17h; sábados e domingos, das 12h às 16h