Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Fafi apresenta releitura do espetáculo "O Mágico de Oz" e celebra formação artística

Publicada em | Atualizada em

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
O MÁGICO DE OZ

O encanto do clássico "O Mágico de Oz" ganha nova vida nos palcos de Vitória com uma montagem inédita da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, que apresenta uma releitura coreográfica vibrante e emocionante da história de Dorothy e seus inseparáveis companheiros: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. O espetáculo, que une dança, teatro e música, será apresentado nos dias 11 de novembro, das 19h às 21h, no Teatro Sesc Glória, e 17 de novembro, das 19h às 21h, no Teatro Universitário da Ufes.

Os ingressos estão disponíveis no site do Sesc Glória - Vitória, e quem for prestigiar a apresentação deve doar 1kg de alimento não perecível. Para o Teatro Universitário, os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 13/11, pela plataforma Sympla. A duração aproximada do espetáculo é de duas horas, e a classificação indicativa é livre.

Inspirado no universo da obra literária e cinematográfica, o espetáculo propõe uma releitura coreográfica da jornada de Dorothy rumo à autodescoberta, explorando temas como coragem, amizade, superação e o poder transformador da arte. A montagem é resultado das aulas práticas e dos processos criativos realizados ao longo do ano letivo nos cursos Básico e Técnico em Dança da Fafi.

O elenco é composto por 110 bailarinos, além de 4 artistas convidados - Cleverson Guerrera, Daniel Fraga, Ariany Alexandrino e Gabriel Inocêncio -, 6 coreógrafos e uma equipe técnica com cinco profissionais. O público estimado é de 650 pessoas por sessão.

A coreografia foi criada coletivamente, com cada turma da escola desenvolvendo cenas e danças inspiradas em momentos marcantes da história. A proposta valoriza a integração entre dança, teatro e música, permitindo aos estudantes exercitar a expressividade, a criatividade e o trabalho em equipe.

O espetáculo tem direção musical de Anna Claudia Perin Vidigal, e coreografias assinadas por Aline Charpinel, Crislane Pereira, Gil Mendes, Júlia Santos de Moraes, Karla Rodrigues e Lynara Pestana. A gerência é de Fátima Burzlaff, e a coordenação de dança, de Danúbia Aires de Souza. O roteiro e direção é de Aline Charpinel.

Mais do que uma apresentação artística, "O Mágico de Oz" representa um projeto pedagógico e cultural que busca valorizar o processo formativo dos estudantes e promover o acesso democrático à cultura. A iniciativa cumpre metas do Plano Municipal de Cultura, relacionadas à formação artística e cultural, à circulação de produções locais e ao fortalecimento da produção cultural capixaba.

Para Fátima Burzlaff, gerente da Fafi, o espetáculo sintetiza o compromisso da escola com a arte como instrumento de transformação. "O Mágico de Oz simboliza o que acreditamos na Fafi: a arte como espaço de aprendizado, encontro e transformação. Nossos estudantes e professores se dedicaram intensamente para criar um espetáculo que une beleza, emoção e técnica. É uma grande celebração coletiva, que mostra o quanto a educação artística pode inspirar sonhos e fortalecer nossa cultura", afirma.

As apresentações acontecerão em espaços parceiros - Teatro Sesc Glória e Teatro Universitário da Ufes -, ambos com infraestrutura acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, incluindo acesso para cadeirantes, assentos e banheiros adaptados. A equipe da Fafi também estará disponível para oferecer suporte e acolhimento, garantindo que todos possam vivenciar plenamente a experiência artística.

Confira aqui a ficha técnica do espetáculo.