Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Homem é detido pela quinta vez por furto pela Guarda de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Guilherme Trindade (gotrindadeeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Homem é detido pela quinta vez por furto pela Guarda de Vitória
Óculos de sol furtado que estavam com homem detido pela Guarda de Vitória. (ampliar)

Flagrado ao furtar dois óculos de sol, um homem, de 29 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) na rodoviária da capital, na noite desta quinta-feira (19). O indivíduo, que já possui seis passagens criminais, entre elas, uma preferência de atuação criminosa: este foi o seu quinto furto. Dessa vez foi em uma banca de jornais e souvenirs.

Mesmo sendo noite, ele foi até a banca da rodoviária para furtar dois óculos de sol. O que ele não esperava é que fosse visto rapidamente. "Testemunhas contaram que ele só não roubou mais itens porque foi segurado depois de tentar fugir", disse o guarda municipal Rigo.

Em patrulhamento na região, a equipe da Guarda de Vitória foi chamada via Ciodes-190 para realizar a apreensão. "Ao chegar no local, encontramos o sujeito já contido. Ao realizarmos a revista pessoal, encontramos os itens furtados. O indivíduo recebeu voz de prisão e foi levado à Delegacia Regional de Vitória, onde as medidas cabíveis foram tomadas", conta o guarda municipal Rigo.

O detido esteve preso seis vezes. "Esta é a quinta vez que é detido pelo crime de furto consumado. Além disso, ele também foi detido por roubo e tentativa de furto. Vemos que é uma atitude constante", completou Rigo.

Ações da Guarda de Vitória colaboram para que os comerciantes tenham mais segurança na capital. Em 2025, o número de furtos em comércios em Vitória foi o menor desde 2018, com uma diminuição de quase 50% dos casos. No ano passado, 660 crimes do tipo foram registrados em comparação com 1.298 em 2018.

A melhora dos índices na capital é ligada ao trabalho integrado da Guarda de Vitória, com planejamento e patrulhamento contínuo em áreas de grande circulação e com incidências de crimes na capital. A Gerente de Proteção Comunitária da Guarda de Vitória, Jacimara Camporez, afirma que as áreas de comércio são um grande foco da segurança na região.

"A Guarda de Vitória atua de forma preventiva e ostensiva, com patrulhamento diário, ações direcionadas em áreas comerciais, uso de tecnologia, com câmeras de monitoramento e resposta rápida às ocorrências, garantindo mais segurança para comerciantes, trabalhadores e moradores da capital", observa Jacimara.