Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Internet gratuita da Prefeitura de Vitória conectou mais de 96 mil dispositivos durante o Carnaval

Publicada em | Atualizada em

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Internet grátis em Vitória

A rede Wi-Fi Vitória Online garantiu conectividade para moradores e visitantes de Vitória durante o Carnaval 2026. Com infraestrutura em fibra óptica e pontos de acesso instalados em áreas de grande circulação, a rede suportou o uso intenso de internet ao longo do período. Ao todo, foram mais de 96 mil dispositivos únicos conectados em toda a cidade, com volume de dados de aproximadamente 4,03 terabytes (TB) e cerca de 470 GB de upload -- o equivalente a milhões de fotos, vídeos e mensagens compartilhadas em tempo real.

Segundo dados da Subsecretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Semfa/Sub-TI), as regiões com maior número de conexões foram o Centro da cidade, Jardim da Penha, Sambão do Povo, orla de Camburi, Jardim Camburi e orla de São Pedro.

O Centro de Vitória registrou o maior volume de conexões simultâneas, permitindo a comunicação de mais de 35 mil pessoas, mesmo com a alta mobilidade típica dos blocos de rua.

Já o Sambão do Povo foi a região com o uso mais intenso por usuário. O volume de 1,31 TB para 13.600 pessoas indica uma rede com desempenho elevado, capaz de atender bem a transmissões ao vivo e ao uso de redes sociais em um ambiente com características de estádio.

 Ainda de acordo com relatório da Semfa/Sub-TI, as orlas de Camburi e São Pedro foram importantes pontos de apoio para serviços de utilidade pública e lazer, com perfil de uso voltado à navegação e ao consumo de informação.