Publicada em 11/03/2020, às 09h00

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Amanda Moreira

Mais de 100 calçadas de prédios da PMV recebem obras de acessibilidade


Elizabeth Nader
Obras para Calçada Cidadão em São Cristóvão
Entorno do Parque Barreiros está ganhando calçada cidadã, que garante ainda mais segurança aos pedestres (ampliar)

O município cobra dos proprietários dos imóveis que tenham a calçada cidadã e também faz sua parte para garantir a acessibilidade. As obras para adaptar 104 calçadas de prédios públicos da Prefeitura de Vitória começaram pela região da Grande Maruípe.

Os primeiros equipamentos a receber a obra são a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina d’Almeida Lucas, o Centro Municipal de Educação Infantil (CmeiI) Ocarlina Nunes Almeida e o Parque Barreiros, todos no bairro São Cristóvão.

Na primeira etapa, mais de 25 prédios públicos da região de Maruípe terão suas calçadas adaptadas para melhor atender a população. Durante as obras, as calçadas serão interditadas e sinalizadas com cones e placas para a segurança de todos.

Quem realiza a obra é a empresa MTF Construções. O investimento em acessibilidade é de R$ 4,8 milhões. O prazo para conclusão da obra é de um ano.

"A Prefeitura também se preocupa em garantir conforto às pessoas que visitam os prédios públicos para utilização dos nossos serviços. É muito importante que tenham espaços seguros para utilização dos nossos equipamentos. É nesse caminho que tornaremos Vitória uma cidade mais acessível e humana para todos", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação, Márcio Passos.

O gerente do setor de Calçada Cidadã, Peterson Pimentel, enfatizou que Vitória será a primeira capital brasileira com 100% das calçadas públicas municipais acessíveis. Disse ainda que sua equipe acompanhará a execução das obras. " Participamos desde planejamento com as demais secretarias. Também fizemos a formatação dos projetos e o orçamento".

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)