Publicada em 11/03/2020, às 09h00
Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Amanda Moreira
Mais de 100 calçadas de prédios da PMV recebem obras de acessibilidade
O município cobra dos proprietários dos imóveis que tenham a calçada cidadã e também faz sua parte para garantir a acessibilidade. As obras para adaptar 104 calçadas de prédios públicos da Prefeitura de Vitória começaram pela região da Grande Maruípe.
Os primeiros equipamentos a receber a obra são a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina d’Almeida Lucas, o Centro Municipal de Educação Infantil (CmeiI) Ocarlina Nunes Almeida e o Parque Barreiros, todos no bairro São Cristóvão.
Na primeira etapa, mais de 25 prédios públicos da região de Maruípe terão suas calçadas adaptadas para melhor atender a população. Durante as obras, as calçadas serão interditadas e sinalizadas com cones e placas para a segurança de todos.
Quem realiza a obra é a empresa MTF Construções. O investimento em acessibilidade é de R$ 4,8 milhões. O prazo para conclusão da obra é de um ano.
"A Prefeitura também se preocupa em garantir conforto às pessoas que visitam os prédios públicos para utilização dos nossos serviços. É muito importante que tenham espaços seguros para utilização dos nossos equipamentos. É nesse caminho que tornaremos Vitória uma cidade mais acessível e humana para todos", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação, Márcio Passos.
O gerente do setor de Calçada Cidadã, Peterson Pimentel, enfatizou que Vitória será a primeira capital brasileira com 100% das calçadas públicas municipais acessíveis. Disse ainda que sua equipe acompanhará a execução das obras. " Participamos desde planejamento com as demais secretarias. Também fizemos a formatação dos projetos e o orçamento".