Imprensa
Mês da Mulher: Prefeitura de Vitória homenageia servidoras com café da manhã especial
Publicada em | Atualizada em
Por Ana Clara Teixeira (acteixeiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Em celebração ao Mês da Mulher e para homenagear as servidoras que se dedicam ao cuidado e atendimento à população da capital, a PMV promoveu, na manhã desta terça-feira (17), um café da manhã pra lá de especial. O encontro foi realizado no auditório da Casa do Cidadão e tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho e a dedicação das mulheres que contribuem diariamente para o funcionamento e o desenvolvimento da administração pública.
Durante o evento, foram homenageadas servidoras de diversas secretarias que atuam diretamente na proteção e no bem-estar das mulheres, destacando trajetórias marcadas pelo compromisso com o serviço público. A programação também contou com uma apresentação musical especial de Anna Cláudia, ao teclado, e Mariana, na viola de arco, proporcionando um momento de celebração, integração e reconhecimento.
O prefeito Lorenzo Pazolini destacou os avanços conquistados por meio das políticas públicas voltadas às mulheres e agradeceu o empenho das servidoras. "Este é um momento para reconhecer tudo o que avançamos na cidade graças ao trabalho de vocês. Foram vocês que colocaram a mão na massa e transformaram a vida de tantas mulheres. Este mês é muito especial, e faço questão de agradecer pela dedicação e pela luta diária em prol de outras mulheres", afirmou.
O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, ressaltou a importância da iniciativa. "Este momento simboliza o nosso reconhecimento e gratidão às servidoras que ajudam a construir uma cidade melhor todos os dias. Também reforça o compromisso da Prefeitura com a promoção da igualdade de gênero e com o fortalecimento de políticas públicas que garantam mais oportunidades, respeito e valorização das mulheres", disse.
A secretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini, celebrou a data ao lado das servidoras. "Vitória é feminina, começando pelo nome da nossa cidade. É uma alegria comemorar este dia com mulheres tão guerreiras, que cuidam, fazem a cidade prosperar e florescer", destacou.
Já o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarilio Boni, enfatizou o trabalho da Guarda Municipal na proteção das mulheres. "É um dia especial, de união e reconhecimento. Destacamos o trabalho contínuo da Guarda Municipal para garantir mais segurança às mulheres da capital. Hoje, celebramos também o marco de 647 dias sem registros de feminicídio na cidade", pontuou.
A secretária municipal de Assistência Social, Soraya Manatto, lembrou que Vitória lançou recentemente o edital para a implantação da Casa da Mulher Brasileira. "Em breve, teremos um espaço de acolhimento, escuta e proteção para mulheres em situação de violência. Seguimos trabalhando por uma sociedade mais justa e humana", afirmou.
Homenagens
Durante a cerimônia, o prefeito e os secretários realizaram a entrega de certificados às servidoras das secretarias municipais - Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Segurança Urbana (Semsu), Saúde (Semus), Assistência Social (Semas), Educação (Seme) e Central de Serviços -, além do Conselho Municipal de Defesa da Mulher (Comum), reconhecendo o trabalho desenvolvido na valorização, proteção e promoção do bem-estar das mulheres.
As homenageadas destacaram a importância do reconhecimento. "A homenagem é sempre importante quando a gente faz um trabalho e é reconhecida pela sua função social e de prevenção à violência contra as munícipes. É importante celebrar a vida delas e tendo o controle das suas vidas. E celebrar o Dia da Mulher hoje, principalmente como servidora, tem um lugar especial no meu coração", relatou Fernanda da Silva Vieira, servidora da Semcid.
"É importante o reconhecimento do trabalho da mulher, especialmente no sentido de cuidado com relação à violência, que a gente reconhece como um agravo multifatorial. Quando a gente vem comemorar alguma melhoria, algo significativo relacionado à violência, a gente tá comemorando um feito grande que movimenta um sistema inteiro e que gerou esse resultado positivo, que hoje comemoramos", disse Fernanda Perozoni, servidora da Semus.
"Eu fiquei muito feliz com a homenagem porque eu tenho certeza que esse reconhecimento veio pela rede de trabalho que eu atuo, e que é muito importante porque é feita principalmente com mulheres muito atuantes", conta Danielli da Silva Lima, servidora da Semas.
"É muito importante a nossa atuação nesse papel de prevenção da violência contra as mulheres e estamos ai, 24 horas todos os dias em busca da proteção das mulheres", afirmou Fabiana Gonçalves de Souza, guarda Civil Municipal.
"Esse momento é muito importante, de reconhecimento de todo trabalho que é realizado no município por nós mulheres. Esse é um momento de nós nos olharmos e de um autocuidado também", lembrou Débora Almeida de Souza, servidora da Seme.
"A importância do Dia da Mulher já é bem sedimentada, mas ainda temos muito para lutar e é importante as mulheres saberem que, juntas, elas conseguem mais", reforçou Fabiana Rocio Lacerda Fafá, conselheira do Comum.
"Esse dia é muito importante. É uma demonstração, é um gesto de carinho e de reconhecimento por tudo que somos na vida de cada um. A vida começa através de uma mulher, gerando, amamentando e educando", contou Rosângela de Oliveira, servidora da Central de Serviços.
Palestra
Ainda como parte da programação voltada às servidoras, na tarde desta terça-feira (17), às 14 horas, no auditório do Palácio Municipal, será realizada a palestra "Saúde da mulher: menopausa, trabalho e bem-estar". Durante a programação, também haverá apresentação musical de voz e violão, ação de foto ao vivo com impressão na hora e distribuição de brindes para as servidoras participantes, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.


