Publicada em 27/03/2018, às 14h14

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi

Mucane exibe filme sobre Mercedes Baptista dentro do evento "Griôs da Dança"


Imagem divulgação
Balé de Pé no Chão: a Dança Afro de Mercedes Baptista
Bailarina Mercedes Baptista é responsável por introduzir a dança afro no Brasil

Celebrar a ancestralidade. Essa é a proposta da primeira edição de 2018 do evento "Griôs da Dança", que acontece nesta quarta-feira (28), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), em evento aberto ao público, com bate-papo e exibição de filme.

Nesta edição, será exibido o filme "Balé de Pé no Chão: a Dança Afro de Mercedes Baptista", de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro, que trata da história da bailarina responsável por introduzir a dança afro no Brasil.

"Será um encontro para celebrar nossa ancestralidade com dança, diálogos e muita troca de afetos", explicou Ariane Meirelles, organizadora do evento e profissional da dança afrobrasileira.

Bate-papo

Além da exibição do filme, haverá uma roda de conversa sobre o protagonismo de Mercedes na dança afrobrasileira e como sua história se entrelaça na vida de muitas mulheres negras no Brasil.

"Sua existência é uma grande referência para mulheres negras não apenas no campo artístico, mas na vida de modo geral. Sua coragem e sua determinação de enfrentar uma realidade altamente racista na década de 1950, no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo negra e pobre, já dizem muito", contou Ariane.

Segundo Ariane, a biografia da bailarina é um importante fator para o empoderamento das mulheres contemporâneas. "Para muitas meninas e mulheres negras, essa história emblemática é uma referência importante para provocar dentro de nós o ímpeto de enfrentar os desafios do racismo em suas diversas manifestações na nossa sociedade".

Curso

Imagem divulgação
Balé de Pé no Chão: a Dança Afro de Mercedes Baptista
Mercedes traduziu as danças de candomblé para a cena artística e criou um estilo de dança completamente inovador com metodologia própria

O curso de qualificação profissional em Dança Afrobrasileira Cênica oferecido pelo Mucane baseia sua metodologia no trabalho desenvolvido pela coreógrafa, pesquisadora, professora, produtora e bailarina clássica Mercedes Baptista, precursora da dança afrobrasileira cênica, que aproxima as danças dos orixás às técnicas da dança moderna.

"Ela traduziu as danças de candomblé para a cena artística e criou um estilo de dança completamente inovador com metodologia própria. Com uma trajetória brilhante e palcos brasileiros e internacionais, Mercedes Batista fez história também em terras capixabas", contou Ariane, que teve a oportunidade de assistir a aulas da dançarina na década de 1980.

Mercedes Baptista, formada em balé clássico, fundamentou seu método/sistema através de estudos e pesquisas com o artista, intelectual, ativista social e defensor da cultura negra Abdias do Nascimento, no teatro experimental do Negro (Rio de Janeiro), nos anos 1940.

Também se aprofundou nos métodos de dança moderna norte-americana, principalmente, com a antropóloga e coreógrafa Katharine Dunhame, em Nova Iorque, nos anos 1950, sendo a primeira a consolidar um método/sistema de dança que colocou em cena os saberes multidimensionais dos gestuais afrobrasileiros.

Serviço
Griôs da Dança
Com exibição do filme "Balé de Pé no Chão: a Dança Afro de Mercedes Baptista"
Quando: 28 de abril, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro
Aberto ao público
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)