Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Muito barulho e pouca identificação: condutor sem CNH tem a motocicleta apreendida na Praia do Canto

Publicada em | Atualizada em

Por Guilherme Trindade (gotrindadeeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Um motociclista foi multado e teve a motocicleta apreendida durante o patrulhamento da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na Praia do Canto, na noite desta quarta-feira (18). O veículo apresentava ruído excessivo por conta da retirada da descarga livre. Além disso, o condutor não possuía carteira de habilitação.

A equipe da Guarda de Vitória realizava patrulhamento por volta das 2h da manhã, quando localizou o veículo com diversas infrações. "A motocicleta não apresentava nem a descarga livre nem a placa. Além disso, o condutor não possuía carteira de habilitação", narrou o inspetor Gonçalves.  

"Os motoristas geralmente tiram partes dos equipamentos justamente para aumentar o ruído da motocicleta. O que muitos não sabem, é que isso pode ocasionar em remoção do veículo, além da multa. E foi o que aconteceu: a motocicleta foi removida e levada para um pátio credenciado", concluiu.

A Guarda de Vitória ressalta que a retirada de itens essenciais das motocicletas é vista como infração grave pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT). A punição inclui multa de R$195,23, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização. A multa por dirigir sem carteira de habilitação é pior ainda: R$880,41 para o condutor e punição igual para o proprietário mais sete pontos na carteira.

Fiscalização

Motocicletas barulhentas são um dos alvos das Operações Moto Legal, realizadas frequentemente pela Guarda de Vitória, que visam fiscalizar irregularidades em motocicletas. 

"As Operações Moto Legal são realizadas não somente para coibir a emissão de ruídos, como também fiscalizar documentação, itens obrigatórios de segurança e iluminação do veículo a fim de dar maior segurança para os motociclistas e demais usuários das vias", observa o coordenador do Grupamento Tático Operacional da Guarda de Vitória (GTO), Charles De Marchi.

Em 2025, foram realizadas 77 edições das Operações Moto Legal. A Guarda de Vitória reforça o compromisso com a população em inibir essa prática e demais infrações. 

A população também pode colaborar denunciando pontos de recorrência de veículos com alta emissão de ruído pelo telefone ou aplicativo 156. O Gerente de Operação de Fiscalização de Trânsito, Marcelo Paraguassu, observa que o apoio da comunidade é essencial para que a Guarda de Vitória possa planejar ações da melhor forma possível. 

"Tanto a Moto Legal quanto outras ações de fiscalização fazem parte da nossa luta para combater o excesso de ruído, promovendo o respeito às normas ambientais e de circulação, além da segurança viária na capital. Quando intensificamos a fiscalização, estamos não apenas coibindo irregularidades, mas prevenindo acidentes e salvando vidas", pontuou Paraguassu.

Ações do tipo são reflexo da luta diária da Guarda de Vitória em aumentar a segurança no trânsito da capital capixaba. Vitória registrou 30% de redução no número de mortes no trânsito em 2025, reflexo de um trabalho que une fiscalização, educação e tecnologia.