No mês de referência da campanha Novembro Azul, Vitória dobrou a oferta de exames de PSA, um dos principais métodos para identificar precocemente o câncer de próstata. Normalmente são disponibilizados em torno de 1.200 testes por mês, mas para assegurar que mais cidadãos tenham acesso às ações de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença, serão ofertados 2.400 exames de PSA ao longo de novembro.
A abertura oficial da campanha Novembro Azul em Vitória será nesta quinta-feira (6), no bolsão de estacionamento da avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto, onde profissionais da saúde de Vitória e da Guarda Municipal de Vitória (GCMV) promoverão uma ação de cuidado e incentivo à saúde do homem, das 8 às 10 horas.
Durante a ação, serão ofertados serviços de orientação sobre a saúde do homem, entrega de kits de higiene bucal e atividades educativas sobre segurança no trânsito, como o uso de óculos de realidade virtual que simulam os efeitos da embriaguez e da sonolência ao volante.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou os avanços na Saúde da cidade. "Assim como a gente já zerou a fila da mamografia, zeramos a fila para consultas com urologista e proctologista, ou seja, não temos pacientes aguardando agendamento para essas especialidades. Além disso, durante o mês de novembro, vamos dobrar a oferta de exames de PSA, passando de 1.200 para 2.400 exames. Por ações como essa, Vitória foi reconhecida pelo Centro de Liderança Pública como a capital brasileira com melhor acesso à saúde".
Saúde masculina
Ao longo do mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão uma série de atividades voltadas à saúde integral dos homens, como conscientização sobre o câncer de próstata, orientações de saúde bucal, testes rápidos para ISTs, solicitação de exames laboratoriais, atualização do cartão de vacinas e outras atividades de rotina que contemplam a população masculina nas diferentes faixas etárias.
Além disso, desde 2024, Vitória passou a ofertar as cirurgias de vasectomia, realizando 246 procedimentos no ano passado e 115 neste ano.