Publicada em 20/02/2020, às 18h02

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi

Obras nos novos quiosques da Curva da Jurema devem começar em abril


Imagem divulgação
Quiosques da Curva da Jurema
Estruturas contarão com um ambiente mais arrojado, composto por dois andares, varanda e deques de madeira na areia para abrigar mesas e cadeiras
Imagem divulgação
Quiosques da Curva da Jurema
Novo modelo de quiosques na praia vai atrair mais moradores e turistas para a região

Quiosques mais amplos, modernos e de qualidade. É isso que prevê o projeto de reforma dos quiosques da praia da Curva da Jurema apresentado esta semana pela empresa Conexxo Serviços e Gestão de Eventos Eireli, concessionária vencedora da licitação dos 16 quiosques da região. Segundo o cronograma, a previsão é que as obras sejam iniciadas em abril.

De acordo com o plano de ocupação, as primeiras unidades a receberem intervenções serão os quiosques 3, 4, 5 e 6. As quatro unidades serão unificadas (3 e 4; 5 e 6) e transformadas em duas, cujas estruturas contarão com um ambiente mais arrojado, composto por dois andares, varanda e deques de madeira na areia para abrigar mesas e cadeiras.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca que o novo modelo vai atrair mais moradores e turistas para a região.

"A partir de março, começam as obras de engordamento da faixa de areia da Curva da Jurema. Aliado com a reforma dos quiosques, teremos uma Curva da Jurema muito mais bonita e com mais conforto para os frequentadores da praia", afirma.

Segundo Krohling, a estimativa é que as duas novas unidades sejam inauguradas até o final de julho. "No momento, os projetos estão em tramitação junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e à Capitania dos Portos. Após essa etapa, a empresa poderá iniciar as melhorias dos espaços e, tudo caminhando conforme o cronograma, em julho os novos quiosques serão entregues", disse.

Concessão

Ainda segundo o plano de ocupação, desde janeiro os quiosques 8 e 12 passaram a ser administrados pela concessionária. Após o término da vigência dos contratos dos quiosques 7 e 11, isso é, até maio de 2021, a concessionária dará início à obra para unificação das unidades 7 e 8 e 11 e 12, conforme exigência contratual.

Licitação

Foram licitados os quiosques 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18. A empresa Conexxo Serviços e Gestão de Eventos EIRELI apresentou na proposta comercial o valor global de R$ 27.000,00 pelo aluguel mensal das 16 unidades.

Segundo Leonardo Krohling, no momento, seis quiosques estão em atividade e com contrato vigente com o município na Curva da Jurema. Essas unidades permanecem em funcionamento durante todo o verão.

"Os quiosques que têm contrato vigente com a Prefeitura de Vitória continuarão exercendo atividade no local até 2021. À medida que os contratos forem encerrados ou rescindidos, esses estabelecimentos passarão a ser administrados pela Conexxo. Contudo, vale destacar que nada impede que os empresários que atuam nos espaços negociem sua permanência", afirma.

Modelo

O diretor-presidente da CDV destaca que o modelo de administração única contribuiu para atrair investidores que querem trabalhar com qualidade e fazer a gestão da praia de maneira inteligente.

"O modelo de gestão única para todos os quiosques já demonstrou sua eficiência na praia de Camburi, onde há um dinamismo muito grande e investimentos privados que superam todas as expectativas que imaginávamos para aquela área. Agora, esse mesmo modelo vai se repetir nas unidades da Curva da Jurema, o que representa um grande passo para que possamos oferecer ao turista e ao morador de Vitória gastronomia e diversão de qualidade", afirma.

Base de apoio

A Central de Serviços de Vitória está realizando as obras para reforma nos dois quiosques próximos ao Monumento Vitória 360º, que serão ponto de apoio para a Guarda Municipal, guarda-vidas e Corpo de Bombeiros.

"A ideia é fazer uma pequena reforma para darmos início aos trabalhos das duas instituições, com pintura e o restabelecimento do fornecimento de água e energia. Em breve, vamos licitar uma reconstrução da base, conforme projeto já aprovado pela Prefeitura”, disse o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 99510-3044 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)