Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Obras nos novos quiosques da Curva da Jurema devem começar em abril

Publicada em

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Imagem divulgação
Quiosques da Curva da Jurema
Estruturas contarão com um ambiente mais arrojado, composto por dois andares, varanda e deques de madeira na areia para abrigar mesas e cadeiras
Imagem divulgação
Quiosques da Curva da Jurema
Novo modelo de quiosques na praia vai atrair mais moradores e turistas para a região

Quiosques mais amplos, modernos e de qualidade. É isso que prevê o projeto de reforma dos quiosques da praia da Curva da Jurema apresentado esta semana pela empresa Conexxo Serviços e Gestão de Eventos Eireli, concessionária vencedora da licitação dos 16 quiosques da região. Segundo o cronograma, a previsão é que as obras sejam iniciadas em abril.

De acordo com o plano de ocupação, as primeiras unidades a receberem intervenções serão os quiosques 3, 4, 5 e 6. As quatro unidades serão unificadas (3 e 4; 5 e 6) e transformadas em duas, cujas estruturas contarão com um ambiente mais arrojado, composto por dois andares, varanda e deques de madeira na areia para abrigar mesas e cadeiras.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca que o novo modelo vai atrair mais moradores e turistas para a região.

"A partir de março, começam as obras de engordamento da faixa de areia da Curva da Jurema. Aliado com a reforma dos quiosques, teremos uma Curva da Jurema muito mais bonita e com mais conforto para os frequentadores da praia", afirma.

Segundo Krohling, a estimativa é que as duas novas unidades sejam inauguradas até o final de julho. "No momento, os projetos estão em tramitação junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e à Capitania dos Portos. Após essa etapa, a empresa poderá iniciar as melhorias dos espaços e, tudo caminhando conforme o cronograma, em julho os novos quiosques serão entregues", disse.

Concessão

Ainda segundo o plano de ocupação, desde janeiro os quiosques 8 e 12 passaram a ser administrados pela concessionária. Após o término da vigência dos contratos dos quiosques 7 e 11, isso é, até maio de 2021, a concessionária dará início à obra para unificação das unidades 7 e 8 e 11 e 12, conforme exigência contratual.

Licitação

Foram licitados os quiosques 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18. A empresa Conexxo Serviços e Gestão de Eventos EIRELI apresentou na proposta comercial o valor global de R$ 27.000,00 pelo aluguel mensal das 16 unidades.

Segundo Leonardo Krohling, no momento, seis quiosques estão em atividade e com contrato vigente com o município na Curva da Jurema. Essas unidades permanecem em funcionamento durante todo o verão.

"Os quiosques que têm contrato vigente com a Prefeitura de Vitória continuarão exercendo atividade no local até 2021. À medida que os contratos forem encerrados ou rescindidos, esses estabelecimentos passarão a ser administrados pela Conexxo. Contudo, vale destacar que nada impede que os empresários que atuam nos espaços negociem sua permanência", afirma.

Modelo

O diretor-presidente da CDV destaca que o modelo de administração única contribuiu para atrair investidores que querem trabalhar com qualidade e fazer a gestão da praia de maneira inteligente.

"O modelo de gestão única para todos os quiosques já demonstrou sua eficiência na praia de Camburi, onde há um dinamismo muito grande e investimentos privados que superam todas as expectativas que imaginávamos para aquela área. Agora, esse mesmo modelo vai se repetir nas unidades da Curva da Jurema, o que representa um grande passo para que possamos oferecer ao turista e ao morador de Vitória gastronomia e diversão de qualidade", afirma.

Base de apoio

A Central de Serviços de Vitória está realizando as obras para reforma nos dois quiosques próximos ao Monumento Vitória 360º, que serão ponto de apoio para a Guarda Municipal, guarda-vidas e Corpo de Bombeiros.

"A ideia é fazer uma pequena reforma para darmos início aos trabalhos das duas instituições, com pintura e o restabelecimento do fornecimento de água e energia. Em breve, vamos licitar uma reconstrução da base, conforme projeto já aprovado pela Prefeitura”, disse o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.