Publicada em 19/04/2024, às 12h50 | Atualizada em 19/04/2024, às 12h55
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
PMV sela acordo de cooperação com Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social
Como proporcionar maior igualdade de oportunidades para que mais crianças e jovens possam alcançar uma vida melhor? Para responder a esta e outras perguntas, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), assinou nesta quinta-feira (18), com o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), um acordo de cooperação técnica.
A partir disso, o instituto vai realizar uma pesquisa inédita para apontar o custo dos serviços da Assistência Social da capital, bem como o volume de recursos que devem ser investidos na área para redução das desigualdades sociais. O objetivo geral do projeto é contribuir para o desenvolvimento de um modelo de referência de Proteção Social Básica como uma política de promoção da inclusão produtiva e da mobilidade social para o Brasil.
Além de relacionar à demanda a pesquisa vai estimar a magnitude de demanda e atendimento para dimensionar três pontos centrais:
1. Se há sub ou sobre investimento dos serviços;
2. Se a demanda efetiva é inferior à demanda potencial e;
3. Se a demanda efetiva é baixa em relação à potencial porque a população não é informada da oferta ou não acredita na sua efetividade.
"Ao final da pesquisa, Vitória vai se tornar referência para todo o país nos indicativos sobre a priorização dos investimentos na Proteção Social Básica. Com essa parceria inédita vai ser possível reunir insumos para identificar os custos necessários para a operacionalização dos serviços da PSB; identificar o perfil dos usuários desses serviços e estimar a demanda potencial por esses serviços", detalhou a assessora da Semas, Clarice Imperial.
Durante a solenidade de assinatura do acordo, o diretor presidente do IMDS, Paulo Sérgio Braga Tafner, fez questão de enfatizar que a parceria representa um marco histórico. "Ao fazer esse trabalho, vamos ter um parâmetro para o Brasil, que será uma coisa inovadora. Estaremos produzindo um bem público que poderá ser aproveitado por outros governos, por outros municípios, por outros estados. A equipe vai ficar para a história. Não existe qualquer trabalho semelhante que tenha sido feito no país", destacou o diretor presidente, que é economista, doutor em ciência política, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Universidade Cândido Mendes.
A solenidade contou com a participação do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, profissionais do IMDS, trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social e da Secretaria de Gestão.
Pazolini contou o quanto estava feliz com a parceria, e a realização da pesquisa. "A gestão está avançando na Assistência Social e queremos avançar ainda mais", disse.
Para a secretária Cintya, os resultados da pesquisa vão contribuir para aprimorar o ordenamento dos serviços ofertafos, além de refinar os apontamentos sobre a priorização dos investimentos na área social para atender cada vez mais e com mais qualidade a toda população que é público-alvo dos seus serviços da Assistência.
O Instituto
O IMDS é uma plataforma pensada para desenhar, testar, propor, divulgar e acompanhar a execução de políticas públicas com foco em mobilidade social. O trabalho é realizado por meio de parcerias com gestores públicos e atores do terceiro setor que, buscam soluções efetivas para problemas sociais de suas comunidades.