Publicada em 05/11/2024, às 13h00 | Atualizada em 05/11/2024, às 13h04
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Sustentabilidade: crianças aprendem conceitos importantes e se divertem com a natureza
O projeto intitulado "O eu, o outro e o nós no mundo: uma experiência brincante com o meio ambiente", desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilmar Alves de Melo, em Nova Palestina, está transformando a maneira como as crianças aprendem sobre sustentabilidade e meio ambiente. Desde o início do ano letivo, as crianças têm participado de diversas atividades práticas, como o plantio de girassóis e uma horta.
O objetivo é promover o aprendizado teórico, mas também a interação com a natureza. As atividades tiveram início com a criação de uma cápsula do tempo, onde as crianças desenharam suas expectativas para o ano, inspiradas pelo livro "Bruna e a Galinha da Angola". Esse exercício inicial lançou as bases para o aprofundamento em temas como educação ambiental, relações ético-raciais e identidade.
No plantio dos girassóis, as crianças se envolveram em todas as etapas, desde o preparo do solo até a rega, utilizando materiais recicláveis como garrafas para irrigação. Elas registraram o crescimento das plantas em pranchetas, acompanhando o ciclo de vida dos girassóis e aprendendo sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
Além disso, uma pesquisa sobre a presença de lixo nas ruas permitiu que as crianças conversassem com um profissional de limpeza pública. Isso os levou a escrever uma carta ao prefeito da cidade com suas observações e propostas para melhorar a situação.
Segundo a professora Franceila Auer, a metodologia aplicada priorizou a aprendizagem ativa. "As crianças puderam influenciar o conteúdo e as atividades, tornando a experiência ainda mais significativa. Com resultados positivos, o projeto não apenas educa, mas também inspira as crianças a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades", afirmou.
O projeto também incluiu o cultivo de hortaliças, como couve e mostarda, proporcionando a algumas crianças a oportunidade de experimentar esses alimentos pela primeira vez. O entusiasmo foi evidente, com os pequenos expressando surpresa ao descobrir que a mostarda que muitas vezes consomem em casa é cultivada a partir de plantas.
Outro ponto destacado foi o envolvimento das famílias, que contribuíram com materiais recicláveis, reforçando a parceria entre escola e comunidade e ampliando a conscientização sobre a sustentabilidade.
Salada tropical
Dentro das atividades do projeto, as crianças participaram ainda da preparação de uma salada tropical, com a colaboração da equipe de merendeiras da unidade de ensino. O diferencial dessa atividade foi que os ingredientes, como cebolinhas e almeirões, foram cultivados, cuidados e colhidos pelas próprias crianças, ressaltando a importância do processo de colheita.
Durante essa atividade, as crianças mostraram-se ainda mais entusiasmadas para experimentar novos sabores, especialmente aquelas que geralmente não se interessavam por saladas. O ambiente de aprendizado coletivo e divertido incentivou todos a se envolverem e a saborearem a salada animadamente, promovendo uma nova apreciação pelos alimentos cultivados.