Por conta das altas temperaturas do verão, a Vigilância Sanitária de Vitória (Visa) iniciou uma série de ações de prevenção e promoção à saúde, voltada a pessoas que moram nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A iniciativa é decorrente do forte calor, característico da atual estação do ano, que representa um risco adicional à saúde da população idosa, uma vez que as altas temperaturas podem desencadear ou agravar diversas condições de saúde, como desidratação, exaustão térmica, insolação, hipotensão, alterações renais e cardiovasculares, entre outros agravos.
Diante desse cenário, a Vigilância Sanitária intensificou as ações de orientação e verificação nas ILPIs instaladas no município. Profissionais de saúde estão visitando todas as instituições para avaliar aspectos relacionados ao conforto térmico dos ambientes, como ventilação adequada, uso correto de ventiladores ou sistemas de climatização, além do acesso contínuo à hidratação. Também são observados os cuidados assistenciais intensificados para este período, incluindo a oferta frequente de líquidos, atenção aos sinais de desidratação e monitoramento das condições gerais de saúde dos idosos.
Para a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Viviani Barreto, as orientações reforçam o compromisso com a promoção à saúde e com a garantia de acolhimento e condições adequadas nas ILPIs do município. "A ação tem caráter preventivo, educativo e orientativo, reforçando a importância de medidas simples e eficazes para a proteção da saúde dos idosos durante períodos de calor intenso. O cuidado com essa população exige atenção redobrada, especialmente em situações climáticas extremas", explicou.