Publicada em 07/09/2018, às 20h25 | Atualizada em 07/09/2018, às 21h17
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Viradão: Casa da Stael é ponto para surpresas, criatividade e alegria
Com um sorriso no rosto e muita simpatia, a estilista e produtora cultural Stael Magesck recebeu os visitantes na antiga casa de cor rosa - o número 263 -, na rua Sete de Setembro, no Centro Histórico de Vitória, no primeiro dia do Viradão Vitória, nesta sexta-feira (7).
Cultura e arte se misturam no local e tomam forma em decoração, comidas, roupas descontraídas e enfeites.
O público também "viajou" pelos diversos cômodos, cada um com uma surpresa especial, numa noite de encontros e reencontros no espaço alternativo, estimulando a curiosidade pela variedade de objetos expostos.
Exposição
A expositora capixaba Amanda Bolonha mostra seus trabalhos em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, e aproveitou o evento para expor sua arte.
Optou em apresentar para o público do Viradão fotografias de mulheres nuas em atitudes simples e corriqueiras do dia a dia. "Minha intenção foi sair do lugar comum, não clicar modelos esculturais, mas mulheres em cenas corriqueiras, jovens e pessoas mais velhas que se realizam na plenitude de seus corpos, na aceitação de suas formas. Tentei usar a luz certa, o lugar adequado e o equipamento mais apropriado", contou.
Encanto
Amanda disse estar surpresa com o ambiente da casa de Stael, de sua luz, do astral e do perfil do público variado. "Quero voltar ano que vem e levar mais essa experiência".
A contadora Rúbia Furtado Cruz disse estar encantada com tanta criatividade e as cores da casa. "Confesso que vim aqui sem muita pretensão e estou encantada com o que me deparei. Pude escolher roupas, comprar colares e brincos, ver livros e ainda comer delícias, além de conversar com pessoas diversas, uma experiência e tanto".
Transformação
Segundo Stael, o local tem um poder incrível de transformar visitantes de primeira viagem. A produtora contou que, além de capixabas, recebe turistas de diversos lugares em busca de informação e conhecimento da terra. "Aqui tenho um pouco de quase tudo e assim compartilho o que temos de melhor, e me dou o direito de ter o turista um amigo com quem quase sempre mantenho contato", destacou.
Ela completou: "O Viradão é uma oportunidade para que novos visitantes nos descubram e saiam daqui felizes em nos indicar para novas descobertas e nos terem como referência no Centro".
Programação deste sábado (8) na Casa da Stael
10h - Exposição "Animais Imaginários" – Coletivo Imagine Feira Criativa Mercado Autoral Capixaba (MAC)
11h - Aniversário de Seis Anos do Samba da Xepa
12h - Almoço Musical – Show Sair do Mar – Banda Gauche
16h - Palco aberto
20h30 - Banda Severino