Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória entrega novas moradias a famílias da Ilha do Príncipe pelo Casa Feliz e Segura

Publicada em | Atualizada em

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Duarte
Entrega de Melhorias habitacionais do Programa Casa Feliz e Segura - Ilha do Príncipe
Liviane Mota, esposa de Saulo Conceição, recebeu as chaves com emoção.
Leonardo Duarte
Entrega de reconstrução do Programa Casa Feliz e Segura - Ilha do Príncipe
Nilsa Leite recebeu as chaves de sua nova casa após 15 anos de espera.

Duas famílias de Vitória receberam as chaves de suas novas casas nesta terça-feira (2). Nilsa Leite e Saulo Conceição, além de residirem no mesmo bairro, Ilha do Príncipe, agora têm algo em comum: suas moradias foram contempladas e passaram por intervenções do programa Casa Feliz e Segura, iniciativa da Prefeitura de Vitória que já beneficiou 278 famílias na capital, garantindo um lar seguro e digno para morar.

As entregas contaram com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, do secretário de Obras Gustavo Perin, do Subsecretário de Habitação, Tiago Benezoli, e representantes da sociedade civil. "Estamos avançando com responsabilidade em obras que melhoram a vida das pessoas. Assim como no Casa Feliz e Segura, a maior política pública habitacional do Espírito Santo, seguimos cuidando das famílias e construindo uma Vitória mais segura, humana e preparada para o futuro", pontuou Pazolini. 

A primeira chave foi entregue nas mãos de Liviane Mota, esposa de Saulo Conceição. A família, composta por quatro pessoas, fez o cadastro no programa em 2023 e, em abril de 2025, assinou o termo de autorização para o início das obras de melhorias habitacionais.

Durante vistoria, foi constatado que a unidade apresentava diversas necessidades, incluindo pintura interna e externa, chapisco e reboco, colocação de portas, entre outros serviços. Todas as intervenções propostas pela equipe de engenheiros e arquitetos foram executadas pela Prefeitura de Vitória por meio do programa.

"Nossa família passou por momentos muito difíceis na Ilha do Príncipe. A chuva forte destruía tudo, o telhado caiu, a janela e a parede desabaram, e a casa ficava alagada o tempo todo. Era sofrimento e angústia, dia e noite tentando tirar água. Mas hoje é só vitória. Estamos recebendo a casa completamente reformada, com tudo novo. É um momento de muita alegria e agradecimento", disse Liviane Mota.

Não distante da residência de Saulo e Liviane, a dona Nilsa, de 78 anos, aguardava pela entrega da sua chave. Em março de 2010, uma avaliação técnica realizada em seu imóvel identificou diversas patologias que comprometiam a segurança e a integridade da moradia.

Em setembro de 2023, com o lançamento do Programa Casa Feliz e Segura no bairro Ilha do Príncipe, a Sra. Nilsa compareceu ao plantão para realizar seu cadastro. Ao revisar os registros, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação identificou seu processo administrativo de 2010, revelando que sua situação de moradia precária persistia havia 15 anos.

A espera chegou ao fim, e a casa da dona Nilsa foi completamente reconstruída. "Antes, a casa tinha muitos problemas, o banheiro ficava do lado de fora, o teto esquentava demais, caía água quando chovia e até furava com galhos. Era um ambiente difícil de viver. Hoje estou feliz com a nova casa, ficou bonita, do jeito que eu não imaginava", contou dona Nilsa.

As famílias beneficiadas atendiam aos critérios estabelecidos pelas Leis nº 6.967/2007 e nº 6.592/2006, que asseguram o direito à moradia digna.

Eletrodomésticos

Além das melhorias estruturais, as famílias também receberam uma TV, uma geladeira e um fogão, eletrodomésticos que levam conforto imediato e garantem mais qualidade de vida aos lares.  Os eletrodomésticos foram entregues por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Leonardo Duarte
Entrega de reconstrução do Programa Casa Feliz e Segura - Ilha do Príncipe
Nilsa Leite
Leonardo Duarte
Entrega de Melhorias Habitacionais do Projeto Casa Feliz e Segura - Ilha do Príncipe
Liviane Mota