Publicada em 22/07/2019, às 15h35
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Deyvison Longui
Vitória está entre as cidades mais felizes do Brasil
Vitória está entre as 26 cidades mais felizes do Brasil, segundo levantamento realizado pelo site Revista Bula, considerado o maior portal especializado em jornalismo cultural em língua portuguesa.
A capital capixaba ficou entre as cidades mais bem pontuadas no estudo, que levou em consideração alguns indicadores de qualidade de vida para medir a satisfação e o bem-estar dos brasileiros.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, aponta a satisfação em receber mais esse indicador para a cidade. "É uma alegria muito grande, e por isso a gente compartilha porque todos que amam a capital vão ficar muito felizes dessa obra, que é coletiva. Durante anos toda a sociedade contribuiu para que Vitória chegasse a esse nível. E isso é motivo de muito orgulho”.
Luciano Rezende ressalta que Vitória tornou-se uma cidade especial para se morar, trabalhar e visitar e tem recebido destaques nesse sentido de publicações nacionais e internacionais. “Temos mais esse indicador agora. Vitória é uma cidade feliz, onde as pessoas contam com condições de viverem muito bem”.
A publicação destacou, ainda, que Vitória é a segunda capital com o menor número de homicídios do País, segundo dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, e que possui uma economia voltada para o comércio, indústria, atividades portuárias e turismo.
Levantamento
Para o levantamento, foram avaliados quatro relatórios: o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, publicado pelo PNUD, que classifica as cidades brasileiras de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), baseado em estatísticas públicas oficiais; o Atlas da Vulnerabilidade Social; e o Atlas da Violência, divulgados pelo IPEA.
Com essas informações, a Revista Bula fez uma média entre as pontuações que cada uma obteve nesses quatro estudos, que analisam fatores como renda, longevidade, educação, emprego, saúde, saneamento básico e trabalho.