Publicada em 03/10/2017, às 12h59 | Atualizada em 03/10/2017, às 13h09
Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Vitória iluminada em rosa alerta sobre prevenção do câncer de mama em outubro


Lugares de destaque na paisagem de Vitória estarão iluminados durante este mês para chamar a atenção da população sobre a prevenção ao câncer de mama, durante a campanha Outubro Rosa. Este ano, a novidade é o monumento Vitória 360 graus, localizado na Curva da Jurema, que também receberá os tons rosados.
Também ganharam a iluminação especial a Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro, a Basílica de Santo Antônio, as torres de Jesus de Nazareth, a Ponte da Passagem, o relógio da Praça Oito, o Palácio Municipal (sede da Prefeitura de Vitória), e a Terceira Ponte.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura, Tyago Hoffmann,
os monumentos escolhidos representam bem Vitória pelas suas história, localização e beleza, além de serem pontos de muita visibilidade e circulação. "É um tema oportuno que terá o merecido destaque numa cidade bem iluminada e que estará ainda mais bela rosada este mês", destacou.
Sensibilização
O uso da cor para chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção começou em 1990, quando laços cor-de-rosa foram distribuídos aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Em 1997, entidades voltadas para a saúde da mulher de outras cidades americanas começaram a promover ações para conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico da doença, escolhendo o mês de outubro para centralizar as atividades.
O sucesso da estratégia ganhou o mundo e deu origem ao Outubro Rosa. A cor foi escolhida por representar o universo feminino e estar ligada à beleza e ao amor.
Matéria relacionada
Outubro Rosa: servidores terão orientações sobre combate ao câncer de mama
Mês do servidor e Outubro Rosa movimentam a Secretaria de Educação
Outubro Rosa: unidades de saúde vão alertar sobre câncer de mama e farão exames

