Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Blitze de Tiradentes: Guarda de Vitória registra mais de 70 recusas ao teste do bafômetro

Publicada em | Atualizada em

Por Guilherme Trindade (gotrindadeeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Blitze de Tiradentes: Guarda de Vitória registra mais de 70 recusas ao teste do bafômetro
Blitze de Tiradentes (ampliar)

As operações de fiscalização de trânsito realizadas pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) durante o feriadão prolongado de Tiradentes resultaram em um grande volume de abordagens e autuações. Com foco no combate ao uso de álcool na direção de veículo, 736 condutores passaram pelo teste de bafômetro passivo entre os dias 18 e 21 de abril, em diferentes pontos da capital.

No entanto, outros 73 se recusaram a fazer o exame, dado que preocupa a gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito (Goft) da Guarda de Vitória, Yamara Pin. "Um dos grandes focos das blitze é justamente a prevenção de motoristas bêbados circularem com veículos na capital. As blitze têm um papel fundamental na prevenção de acidentes e na preservação de vidas. Quando intensificamos esse tipo de fiscalização, conseguimos coibir comportamentos de risco, como a combinação de álcool e direção, além de retirar de circulação condutores e veículos em situação irregular", afirma.

A recusa ao teste do bafômetro se configura como infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa no valor de R$2.934,70.

As equipes que atuaram nas fiscalizações flagraram uma série de outras irregularidades, resultando em 116 infrações. Entre elas, estão três ocorrências de CNH vencida e um caso de condutor com a CNH suspensa. As fiscalizações identificaram ainda 12 veículos com licenciamento em atraso, dois casos de fuga de bloqueio policial e um motorista que tentou transpor bloqueio. Houve ainda dois registros de condução de veículo sem placa, além de três veículos em mau estado de conservação.

Como resultado das operações, nove veículos foram removidos ao pátio e diversas medidas administrativas foram aplicadas, incluindo restrições por irregularidades como pneus em más condições e ausência de itens obrigatórios.

Os resultados reforçaram o caráter preventivo das blitze e a atuação da Guarda de Vitória na fiscalização de veículos e motoristas irregulares. "A segurança viária é uma responsabilidade compartilhada. Não depende apenas da fiscalização, mas também da postura de cada condutor. Respeitar as leis, não dirigir sob efeito de álcool e estar devidamente habilitado são atitudes que fazem toda a diferença e ajudam a preservar vidas", analisa Yamara Pin.

Sem CNH

Outro ponto que chamou atenção durante as blitze foi o número de motoristas flagrados dirigindo sem CNH. Ao todo, sete condutores foram autuados por dirigir sem habilitação, além de oito casos de proprietários que permitiram que pessoas não habilitadas conduzissem veículos.

"A prática, além de irregular, representa um risco significativo à segurança no trânsito, já que envolve condutores sem a formação adequada para lidar com as normas e situações do dia a dia nas vias", observa o inspetor Corrêa.

O inspetor alerta ainda que dirigir sem CNH é uma infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui multa e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

"Já permitir que pessoa não habilitada dirija também é infração gravíssima e sujeita o proprietário às mesmas penalidades. Em casos em que a conduta gera perigo de dano, o ato pode ainda ser enquadrado como crime de trânsito, com consequências mais severas", conclui.