Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Centro Municipal de Especialidades começa a funcionar nesta segunda-feira

Publicada em

Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui


André Sobral
Fachada do Centro de Especialidades Médicas
O Centro começa a funcionar com consultas especializadas, fisioterapia e alguns exames especializados

O Centro Municipal de Especialidades (CME) começa a funcionar, nesta segunda-feira (11), com consultas, fisioterapia e alguns exames. Os novos serviços serão implantados gradativamente.

Nesta segunda (11), os pacientes já serão atendidos nas seguintes especialidades de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroentereologia, neurologia, obstetrícia (alto risco) , oftalmologia, ortopedia , otorrinolaringologia , proctologia, psiquiatria, reumatologia, urologia, homeopatia, acupuntura e pequenas cirurgias. Serão 270 mil consultas por ano.

Os exames especializados, que são para apoio ao diagnóstico e melhoram a qualidade da assistência à saúde, serão agendados a partir desta segunda-feira (11). Os pacientes da rede de saúde já realizarão no CME os exames de eletrocardiograma, ecocardiografia transtoracica, teste Ergométrico, holter, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) e Eco Doppler vascular .

Os usuários que realizam fisioterapia também já serão atendidos. Cinco fisioterapeutas vão atuar no novo Centro de Especialidades. Serão 12 mil atendimentos por ano.

CEO

Arquivo Secom PMV
ATendimento odontológico
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) inicialmente permanece no Centro de Especialidades antigo, no Parque Moscoso

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) inicialmente permanece no Centro de Especialidades antigo, no Parque Moscoso.

O CEO será transferido para o novo Centro de Especialidades no dia 18. O Centro de Especialidades Odontológicas oferece os serviços de radiologia, endodontia (tratamentos de canal), periodontia (tratamentos na gengiva) e prótese dentária (dentaduras).

No CEO também é feito o diagnóstico de câncer de boca, incluindo biopsia, e são atendidas as pessoas com deficiência mental e neurológica.

Para atender a essas pessoas e a obesos, o Centro teve a área física e equipamentos adaptados. A unidade possui profissionais especializados no atendimento a pacientes com deficiência mental. A previsão é que sejam realizados 30 mil procedimento odontológicos por ano.

Os exames de mamografia, raio x, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, biometria ultrassônica, campimetria computadorizada, curva diária de pressão ocular mapeamento de retina, paquimetria ultrassônica, retinografia colorida binocular, retinografia fluorescente binocular serão implantados no CME posteriormente. Os pacientes continuam sendo atendidos por meio dos prestadores em clínicas terceirizadas.