Publicada em 18/05/2011, às 15h53 | Atualizada em 19/05/2011, às 14h08
Por Simone Kobe, com edição de Deyvison Longui
Com a colaboração de Marcus Monteiro
Começam obras de acesso à sede da Petrobras na avenida Reta da Penha

As obras de acesso à nova sede da Petrobras, que fica na Reta da Penha, foram iniciadas nesta quinta-feira (19), no trecho entre o hotel Praia Flat e a faculdade Favi. Durante toda a obra a via fluirá com duas faixas em cada sentido.
Nesta quinta-feira (19), começa a retirada do canteiro central para a criação de mais uma faixa. Para a realização do trabalho, as duas faixas de cada sentido que ficam rente ao canteiro estarão interditadas, no trecho da obra, das 9h às 17h.
Os semáforos de cada sentido localizados próximos ao supermercado Carrefour também serão retirados. E os pontos de ônibus que ficam em frente a Favi e a Colcholândia serão destivados e o que fica próximo à Unimed funcionará, provisoriamente, perto da loja Viplast.
O próximo passo da obra, orçada em R$ 2,1 milhões, executada pela Prefeitura e paga pela Petrobras, será na faixa próxima à calçada da sede da Petrobras, que será fechada e o tráfego será orientado para as quatro faixas restantes - duas em cada sentido. Nesta etapa serão construídas duas baias de ônibus e três faixas de tráfego
A terceira etapa interditará o tráfego na calçada oposta (sentido Serra-Vitória), ficando sempre liberadas duas faixas de tráfego em casa sentido. A quarta etapa da obra é a finalização do acesso à sede da empresa, que terá duas faixas de contenção para receber os carros que seguem pela Reta da Penha no sentido Serra - Vitória e pretendem entrar no prédio.
Durante a obra, que deverá curar cerca de cinco meses, a velocidade máxima no local cairá de 60 Km/h para 40 Km/h. A redução é necessária para preservar os trabalhadores e os usuários da via. O tráfego será orientado por barreiras em tela laranja e iluminação noturna em 450 metros da via.
Placas de alerta serão instaladas 300 metros antes da obra nos dois sentidos. Faixas também serão instaladas nas principais vias de acesso à Reta da Penha alertando os motoristas para a obra e as opções de outras vias de tráfego. Agentes de trânsito da Guarda Municipal estarão na via para orientar os motoristas.
Com a conclusão do acesso a população terá duas baias para ônibus em frente à Petrobras, sentido Vitória-Serra, e uma baia no sentido contrário. Haverá ainda faixas de pedestres com ilha e acesso para cadeirantes.