Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Educação ambiental fortalece serviços de convivência e vínculos em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Julia de Almeida (jalimaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Foto Divulgação
Formação em Educação Ambiental para servidores da semas
Formação em Educação Ambiental para servidores da semas.

Nesta sexta-feira (17), seridores da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Vitória iniciam um novo processo formativo em Eucação Ambiental. A formação, que é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), integra o curso "Temas socioambientais do cotidiano de Vitória", lançado em março deste ano.

A iniciativa renirá mais de 100 profissionais que atuam diretamente com a população, entre coordenadores, educadores sociais e facilitadores. A proposta é incorporar o olhar socioambiental às práticas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovendo ações que articulem comunidades, equipamentos públicos e educação ambiental.

Neste primeiro momento, os participantes serão divididos em quatro grupos, que realizarão atividades simultâneas em diferentes unidades de conservação e parques urbanos da cidade:

- Parque Natural Municipal Gruta da Onça (Centro): trilhas históricas dos Caminhos da Capixaba, visita às nascentes e reflexões sobre a relação entre floresta, água, bem-estar, história e desigualdades sociais.

- Parque da Fonte Grande: vivências na Mata Atlântica com atividades do projeto "Floresta que Ensina", abordando a importância da preservação frente ao crescimento urbano.

- Parque Padre Alfonso Pastore (Mata da Praia): atividades em área de restinga, destacando a relevância desse ecossistema para a qualidade de vida urbana.

- Parque Natural Municipal Dom Luiz Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste): imersão no ecossistema de manguezal, com foco em sua importância ecológica, climática, econômica e cultural, além da observação de espécies como o caranguejo-uçá e o aratu.

Percurso formativo

O encontro marca o início de um ciclo com sete etapas, que seguirá até setembro, totalizando 32 horas de formação, com foco em vivências práticas nos territórios de Vitória.

Ao longo do percurso, os participantes também visitarão outros espaços educadores, como o Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, o Refúgio de Vida Silvestre Mata Paludosa e o Parque Horto de Maruípe, ampliando o contato com diferentes ecossistemas da cidade.

Entre os temas abordados durante os encontros estão:

Manguezal e restinga: importância para a identidade e o equilíbrio ambiental capixaba;

Mata Atlântica e mata paludosa: experiências de educação ambiental e contato com a fauna silvestre;

Cidadania e sustentabilidade: práticas como o projeto "Vitória, Cidade Limpa", guarda responsável de animais e impactos das mudanças climáticas;

Águas que fluem vida: relações entre recursos hídricos, saúde e desigualdades sociais.

O encerramento está previsto para setembro, com a certificação dos participantes e a consolidação de estratégias que fortaleçam o protagonismo comunitário e a cidadania ambiental nos territórios atendidos pelos SCFV.

Mais informações sobre as ações de educação ambiental em Vitória estão disponíveis no Portal Interativo IntErAgeVix.