Publicada em 11/11/2022, às 17h30
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Inaugurada restauração da escadaria José Ambrósio Rocha, em Santa Clara
A Prefeitura de Vitória concluiu as obras de reconstrução da escadaria José Ambrósio Rocha, em Santa Clara. O prefeito Lorenzo Pazolini inaugurou a nova escadaria na manhã deste sexta-feira, dia 11. Contratado por R$ 1.541.341,46, o empreendimento foi executado com recursos próprios. Foram realizados reforços estruturais, novos revestimentos da escada, guarda-corpos em aço inox e nova iluminação.
A escadaria José Ambrósio Rocha pertence ao bairro Santa Clara, situado nas mediações da Cidade Alta de Vitória, nos arredores do Parque Moscoso e Vila Rubim. A ocupação de parte da Cidade Alta de Vitória, que compreende a área que abriga o Morro Santa Clara, é muito antiga e tem sua origem relacionada à construção do reservatório geral de água para abastecimento da capital.
Em novembro de 2018, durante o temporal que atingiu a cidade de Vitória, a ladeira Santa Clara foi danificada, de modo que a rua apresentou uma abertura devido a um volume de água que não havia sido pré-dimensionado em seu projeto inicial. Essa corrente de água percorreu a rede mista subterrânea do reservatório da Cesan, localizado na parte superior da ladeira.
Na oportunidade a rede de drenagem não suportou a carga exigida, bem como a pavimentação asfáltica, que cedeu. Em decorrência disso, a rede de drenagem e a pavimentação asfáltica da ladeira precisaram ser refeitos.
Em 2019, sem causas conclusivas, formou-se uma cratera no patamar da escadaria, o que interrompeu seu uso para circulação e passagem de pedestres. Após vistoria no local do ocorrido a Defesa Civil interditou o local.
Um projeto foi elaborado e a obra licitada. A escadaria foi reconstruída com piso de alta resistência em granilite. as calçadas existentes foram demolidas e novas foram construídas, os guarda-corpos foram refeitos, substituindo os existentes em concreto armado, por guarda corpo e corrimão em aço inox, foram realizados serviços de reforço estrutural nos pontos que apresentavam fragilidade.
Foi feita a limpeza e recuperação de paredes, pintadas em com tinta acrílica fosca e muros de arrimo foram mantidos em pedra natural.
Um portão de ferro em duas folhas foi instalado na entrada da gruta que existe no local. A iluminação da escadaria agora é em luminárias de led de alta potência, instaladas em postes de quatro metros de altura.
A solenidade de inauguração contou com a presença de um grupo numeroso de moradores locais. Felipe Melo presidente da Associação dos Moradores do Parque Moscoso agradeceu em nome das lideranças comunitárias do Centro de Vitória. "Essa é uma demanda de mais de dez anos. O local ficou fechado com tapume. Ficaram muitos anos prometendo e nada foi feito. Dez anos depois, na atual gestão, a obra iniciou e foi concluída. Essa é uma grande conquista do bairro Santa Clara", comemorou.
"Antes, mesmo sendo funcional, era um perigo passar por aqui. Agora vemos essa maravilha. Algumas pessoas julgavam que era uma obra simples e não era. Sou morador aqui das proximidades. Sou comerciante aqui no bairro e sei das dificuldades enfrentadas para a realização dessa obra. Em nome das comunidades do Parque Moscoso e da Santa Clara agradeço ao prefeito e a toda sua equipe pela conclusão dessa escadaria", disse Genilton Queiroz, morador do bairro.
O secretário de Obras Gustavo Perin lembrou o nível de intervenções realizados no local. "Havia necessidade de realocar uma rede de água e outra de esgotos antes da obra iniciar. Isso foi feito. O projeto que recebemos ao assumirmos em 2021 não previa muita coisa que foi necessário fazer antes da reconstrução da escadaria. Mas concluímos mais essa obra no Centro", disse.
O prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini disse que o trabalho do administrador público é "resgatar cada cantinho de nossa cidade. É um trabalho árduo, que dispensa muita energia e disposição. Mas é menos cansativo quando temos pessoas unidas pelo bem comum. Unidas para melhorar a cidade como é o caso das pessoas que aqui estão", afirmou.
"No início da administração - continuou o prefeito - tivemos que adotar medidas consideradas por alguns duras e impopulares. Mas foram medidas necessárias para termos as condições de investimento que temos hoje. Hoje estamos reconstruindo nossa cidade. Temos obras e manutenções em todos os bairros", disse.