Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Paraciclos: mil novos equipamentos para estacionar as bikes na capital

Publicada em | Atualizada em

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Paraciclos
Paraciclos estão sendo instalados em locais de grande circulação de pessoas, como na praça de Itararé
Divulgação Setran
Paraciclos
Ponto do Bike GV também ganhou o equipamento

Ciclistas que circulam por Vitória têm mais uma razão para comemorar. Nos dois últimos meses do ano, a capital ganhou 283 novos paraciclos. A previsão é colocar outros 717 até março de 2019.

São paraciclos modelo "U" invertido que ficam fixos ao piso, além de conjuntos móveis para serem utilizados em eventos. Eles são da cor amarelo. A localização dos equipamentos está disponível no mapa da ferramenta "Vitória de Bike", no aplicativo Vitória Online. 

Eles são instalados em pontos de maior circulação de pessoas, como praças, calçadões, centros comerciais, parques e prédios públicos. Assim, até o início do segundo semestre do ano que vem, Vitória contará com 1.584 paraciclos. 

"Estamos investindo no conforto e na qualidade de vida das pessoas. Os paraciclos deixam nossa cidade ainda mais organizada e as bikes ainda mais seguras", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Funções

Paraciclos possuem três funções: servir de suporte à bicicleta, permitir que ela seja presa a ele e ordenar o estacionamento de inúmeras delas.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Luiz Paulo de Figueiredo, o número de ciclistas em Vitória tem aumentado. Por isso, o município estimula o uso de bicicletas, como o projeto Bike Vitória, a construção de ciclovias e de ciclofaixas e a instalação de paraciclos.

"O uso do modelo “U” invertido é fácil. Acomoda duas bikes por vez, permite que ela seja apoiada pelo quadro e pode ser utilizada tranquilamente por qualquer ciclista", destacou Luiz Paulo.

Quem tiver interesse no equipamento ou precisar de esclarecimento deve entrar em contato com o Fala Vitória 156.