Publicada em 07/12/2009, às 18h00 | Atualizada em 15/12/2009, às 14h43
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui
Peter Gasper

Peter Gasper, alemão radicado no Brasil há 50 anos, é um versátil iluminador. Responsável por iluminar a maior parte das obras de Oscar Niemeyer , inclusive o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional -, ele projetou vários estúdios, inclusive o da TV Globo (Projac) , antiga TV Manchete, o jornal da TV Bandeirantes e estabeleceu um novo conceito de luz do SBT. Atualmente, está envolvido no desenvolvimento de projeto dos novos estúdios da TV Record.
Na área de shows, projetou a concepção de iluminação do Metropolitan, atual Claro Hall, e do Rock in Rio Cafe - Rio e Salvador. Executou projetos em eventos como a Missa do Papa no Aterro do Flamengo, o mega evento Vozes do Brasil, com shows simultâneos em palcos espalhados em diferentes estados brasileiros, com diversos artistas da MPB, captados via satélite e retransmitidos para todo o País pelo Multishow.
É o criador do projeto de nova iluminação da Marquês de Sapucaí para o Carnaval do Rio e projetou a iluminação natalina do Pão de Açucar, em 2002. Também fez o projeto de iluminação de Natal da cidade de Recife (PE) por dois anos consecutivos.
Desenvolveu iluminação para exposições: coleções particulares dos Srs. Gilberto Chateaubriand e Roberto Marinho. Exposição Pintura Moderna Brasileira no Museu de Belas Artes da Argentina e Exposição Pintores Alemães no Brasil. Espetáculos como as Óperas: Bodas de Fígaro, Turandot, Aída, Carmen; e ainda o Ballet de Cuba, Show de Diane Schuur e de Júlio Iglesias.