Projeto Tamar: Centro de Visitantes amplia funcionamento no mês de julho
Publicada em | Atualizada em
Por Felipe Mansur, com edição de Andreza Lopes
Leonardo Silveira
Bairro Jesus de Nazareth visto do Centro de Visitantes do Projeto Tamar, na Praça do Papa.
Boa notícia para quem busca opções de lazer e aprendizado, no período das férias escolares. O Centro de Visitantes do Projeto Tamar, localizado na Praça do Papa, ficará aberto durante mais um dia da semana no mês de julho, período de férias dos estudantes. O Centro funcionará de terça a domingo, das 10h às 17 horas.
Por meio da Gestão Compartilhada do Parque Municipal Ilha do Papagaio, a Fundação Projeto Tamar e a Prefeitura Municipal de Vitória proporcionam atividades de educação e sensibilização ambiental com crianças e adultos. As atividades se baseiam em um roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies e espaços temáticos que evidenciam todo o ciclo de vida das tartarugas marinhas.
No local, existem três tanques com tartarugas marinhas em diferentes estágios de vida, de filhotes à adultos, abarcando quatro espécies:
Tartaruga verde (Chelonia mydas);
Tartaruga cabeçuda (Caretta caretta);
Tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea);
Tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata).
Leonardo Silveira
Visitantes contemplam tartarugas em tanque do Projeto Tamar.
Um destes tanques denomina-se "Tanque Ninho", uma maquete esquemática contendo filhotes de tartarugas marinhas que reproduz o desafio à sobrevivência destes pequenos animais já durante seus primeiros anos de vida.
Já no "Tanque Ilha", o maior dos tanques deste Centro de Visitantes, há indivíduos sub-adultos e adultos de tartarugas marinhas. Ele possibilita uma maior interatividade entre os animais e os visitantes, já que conta com uma cápsula em que o visitante se vê no interior do tanque e com visores subaquáticos que possibilitam observar o mergulho e natação submersa dos animais.
Por fim, ainda há o "Tanque Barco", habitado por indivíduos juvenis de tartarugas marinhas, evidenciando uma das principais ameaças à sobrevivência destes animais: a captura incidental em diversas pescarias.
O espaço conta, ainda, com auditório para realização de palestras e exibição de vídeos; museu, contendo carapaças e esqueletos de tartarugas marinhas; cantina; parquinho infantil e um incrível mirante com vista panorâmica aos principais pontos turísticos da região: a baía de Vitória, o Convento da Penha, a Terceira Ponte e o Morro do Moreno, sendo um espaço ideal para a realização de belíssimas fotografias.
Leonardo Silveira
Tartarugas em tanque do Projeto Tamar.
Por fim, a presença de uma loja do Projeto Tamar no interior do Centro de Visitantes possibilita que o público contribua com as ações de conservação das tartarugas marinhas ao levarem consigo itens de qualidade confeccionados com responsabilidade social e muito amor à causa.
Como funciona
Moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, crianças de até 5 anos de idade e servidores da PMV possuem gratuidade ao acesso. Para os outros visitantes, a entrada é R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia entrada).
Onde fica: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700, Enseada do Suá, Vitória.
Informações: (27) 3225-3787 e tamarvitoria@tamar.org.br.