Semse: coleta seletiva conta com pontos de entrega na cidade
Publicada em | Atualizada em
Por Janete Carvalho, com edição de Deyvison Longui
Carlos Antolini
Os resíduos do lixo seco podem ser depositados nos ecopostos, instalados em locais públicos da cidade
Até outubro de 2010, a Secretaria de Serviços coletou cerca de1,3 mil toneladas de recicláveis. Os resíduos do lixo seco são separados em 394 Pontos de Entrega Voluntária - PEVs, e, também, em 407 contêineres ou recipientes instalados em locais públicos, denominados Ecopostos. Eles conseguem arrecadar uma médiade 120 toneladas por mês.
Uma média mensal de112 toneladas de material reciclável vai para duas associações:a dos Catadores de Material Reciclável (ASCAMARE) e a Associação de Material Reciclável da Ilha de Vitória (AMARIV). Até o mês de outubro, a Semse repassou à Ascamare 456,26 toneladas de recicláveis e 555.34 toneladas à Amariv.
Condomínios
A Coleta Seletiva atende aos condomínios residenciais.O síndico interessado pode ligar para o telefone 156 e fazer o cadastro. Não devem ser colocados na lixeira de lixo secoas pilhas, baterias, lâmpadas, resíduos dos sanitários,recipientes e copos com líquidos ou alimentos.
Saiba mais:
Atualmente, além dos materiais recicláveis da coleta seletiva (papéis, plásticos, metais e vidro), são aproveitados os seguintes resíduos:
Coco - 44 toneladas/mês - coletado e destinado a reciclagem noInstituto Marca de Desenvolvimento Socioambiental (IMADESA).
Madeira-12 toneladas/mês -vai para as associações de catadores.
Sucata plástica-700 kg/mês -junto com acoleta de móveis usados. Doado para a associação de catadores de materiais recicláveis.
Sucata metálica - 3 toneladas/mês -vem dacoleta de móveis usados e doado para a associação de catadores de materiais recicláveis.
Pneus - 7 toneladas/mês - que são destinados para Reciclanip - reciclagem e aproveitamento como combustível e outros.