Imprensa
Carnaval de Vitória 2026
Saiba mais
-
Carnaval 2026: blocos de rua mantêm ritmo da folia e animam a capital
(03/02/2026, às 11h40)Após o sucesso da primeira edição do Esquenta Folia, realizada no último domingo (1º), na Orla de Camburi, o clima carnavalesco segue tomando conta de Vitória. Durante os próximos dias as ruas da cidade continuarão sendo ocupadas por blocos, cores, músicas e encontros que transformam o cotidiano em festa e reforçam o espírito coletivo que marca o Carnaval de rua. A programação começou no último fim de semana, com desfiles de blocos e o inédito Esquenta Folia, que teve o artista de axé Tomate comandando o trio elétrico acompanhado por milhares de foliões em uma grande celebração ao ar livre. E o melhor: é só o começo.
-
Pesquisa do Procon Vitória aponta variação de até 213% em itens para o Carnaval
(02/02/2026, às 15h50)Quem vai pular a folia neste Carnaval deve ficar atento aos preços de itens usados para customizar fantasias, acessórios, maquiagens, protetor solar e até bebidas. Pesquisa realizada pelo Procon Municipal de Vitória identificou variações significativas nos valores praticados no comércio eletrônico, com diferença que ultrapassa 200% para o mesmo produto, dependendo da loja escolhida.
-
O Carnaval do Brasil começa aqui! Vitória tem espetáculo, organização e impacto econômico positivo
(02/02/2026, às 12h35)A capital de todos os capixabas dá a largada oficial para a maior festa popular do país com um carnaval que une tradição, organização, geração de renda e um espetáculo que cresce a cada ano. Em 2026, o Carnaval de Vitória se consolida como um dos principais eventos culturais e econômicos do Espírito Santo, com impactos expressivos na economia criativa, no turismo e na geração de empregos.
-
Carnaval 2026: folia em Vitória levou mais de 50 mil pessoas à Orla de Camburi
(02/02/2026, às 12h05)O Carnaval do Brasil começa em Vitória. A Orla de Camburi foi tomada pela alegria e pela energia do pré-carnaval na tarde deste domingo (1), durante o Esquenta Folia, que reuniu mais de 50 mil pessoas ao longo de todo o percurso. No primeiro dia do mês de fevereiro, mês em que a maior festa popular do país acontece, a capital capixaba deu início às festividades com muito axé, animação e organização.
-
Saúde e Folia: Pacientes dos CAPS realizam o último ensaio do bloco Que Loucura!
(02/02/2026, às 11h35)Folia, alegria e muito samba! Esse foi o clima do último ensaio do Bloco 'Que Loucura!', realizado, na manhã da sexta-feira (30), pelos atendidos, familiares e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Grande Vitória. Os ensaios, realizados na quadra do CAPS São Pedro III, em Vitória, contaram com média de 100 pessoas que estão muito animadas para ao desfile que acontecerá na próxima sexta-feira (06), no Sambão do Povo, abrindo o Carnaval de Vitória.
-
Carnaval 2026: folia em Vitória começa com trio elétrico comandado por Tomate, no domingo (1º)
(28/01/2026, às 15h35)O Carnaval do Brasil começa aqui! Os festejos da folia de 2026 na capital de todos os capixabas começam já no primeiro dia do mês de fevereiro, e nenhum dia da primeira quinzena ficará de fora. Vitória sai na frente, mais uma vez, e dá a largada oficial para o clima descontraído de festa e felicidade de munícipes e turistas.
-
Carnaval 2026: Chegou o Que Faltava aposta na ancestralidade e na reflexão sobre o Orí
(27/01/2026, às 10h00)Fundada em 6 de junho de 1975, a Associação Cultural Chegou o Que Faltava, do bairro de Goiabeiras, construiu uma trajetória marcada por desafios, superação e crescimento contínuo no Carnaval Capixaba. Sob a presidência de Rafael Cavalieri e com enredo desenvolvido pelo carnavalesco Roberto Monteiro, a escola prepara para 2026 um desfile que une espiritualidade, identidade e reflexão, reafirmando sua consolidação como uma das forças mais consistentes da festa em Vitória.
-
Carnaval 2026: Andaraí transforma sua própria história em enredo para o Carnaval 2026
(27/01/2026, às 10h00)Fundada em 1º de dezembro de 1946, a Associação Cultural, Social e Esportiva Grêmio Recreativo Escola de Samba Andaraí reafirma seu protagonismo no Carnaval Capixaba ao anunciar o enredo "01/12/1946" para o desfile de 2026. Sob a presidência de Thiago Bandeira e com criação do carnavalesco Alex Santiago, a escola aposta em uma narrativa que transforma sua trajetória histórica em matéria poética, simbólica e coletiva, celebrando a ancestralidade, a comunidade e a identidade que sustentam quase oito décadas de existência.
-
Carnaval de 2026: Unidos da Piedade canta sua própria história e eterniza Edson Papo Furado
(26/01/2026, às 10h00)Fundada em 15 de janeiro de 1955, a G.R.E.S. Unidos da Piedade carrega o título de primeira e mais querida escola de samba do Espírito Santo. Com as cores verde, vermelho e branco, a agremiação tem como símbolo dois dragões que guardam uma coroa dourada e um surdo ao centro de seu pavilhão, representação da força, da proteção e do patrimônio cultural construído ao longo de décadas. Em 2026, sob a presidência do professor Jocelino e com criação do carnavalesco Vanderson César, a escola retorna ao Sambão do Povo celebrando sua essência, sua memória e um de seus maiores baluartes.
-
Carnaval 2026: Imperatriz do Forte reafirma identidade com o enredo "Xirê: Festejo às Raízes
(23/01/2026, às 10h00)Fundada em 15 de dezembro de 1972, a G.R.E.S. Imperatriz do Forte construiu uma trajetória marcada pela valorização cultural, pela fé e pela resistência no Carnaval Capixaba. Sob a presidência de Daniel Modesto e com criação do carnavalesco Marcus Paulo, a escola do bairro Forte São João entra na avenida reafirmando sua identidade verde e rosa ao apresentar o enredo "Xirê: Festejo às Raízes", uma celebração da cultura afro-brasileira a partir de uma perspectiva decolonial.
-
Carnaval 2026: Rosas de Ouro leva a história de São Mateus à avenida e exalta o Rio Cricaré
(23/01/2026, às 10h00)Fundada em 15 de novembro de 1984, a A.C.S.E.G.R.E.S. Rosas de Ouro é uma das agremiações que simbolizam a força comunitária e a paixão pelo carnaval no município da Serra. Sob a presidência de Francisco Carneiro Junior e com criação do carnavalesco Robson Goulart, a escola chega ao Carnaval de 2026 no Grupo Especial consolidada por uma trajetória marcada por conquistas, identidade popular e compromisso com temas sociais e históricos.
-
Carnaval 2026: Mocidade Unida da Glória transforma ciência, memória e poesia em enredo
(22/01/2026, às 10h00)Fundada em 9 de agosto de 1980, a Associação Recreativa e Cultural Mocidade Unida da Glória (MUG) é uma das mais vitoriosas e respeitadas escolas de samba do Carnaval Capixaba. Sob a presidência de Carlos Roberto dos Santos Ribeiro e com criação do carnavalesco Petterson Alves, a agremiação prepara para 2026 um desfile que une história, ciência e consciência ambiental, reafirmando seu protagonismo artístico na avenida.
-
Carnaval 2026: Unidos de Jucutuquara exalta a força feminina e a ancestralidade
(22/01/2026, às 10h00)Fundada em 29 de janeiro de 1972, a G.R.C.E.S. Unidos de Jucutuquara é uma das mais tradicionais e vitoriosas escolas de samba do Carnaval Capixaba. Sob a presidência de Ewerton Fernandes e criação do carnavalesco Marcelo Braga, a agremiação chega ao Carnaval de 2026 reafirmando sua identidade, sua história vencedora e sua conexão profunda com a cultura popular e as tradições afro-brasileir
-
Carnaval 2026: Centro Pop tem ensaios da ala coreografa estão a todo vapor
(16/01/2026, às 13h40)O clima dos ensaios de Carnaval já está contagiando os participantes das atividades do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). O grupo está deixando pulsar a energia da passarela do samba, repassando cada passo da coreografia, construída exclusivamente para a ala que serão protagonistas na Escola de Samba Mocidade Serrana. Os ensaios ocorrem de segunda a sábado, das 9h30 às 11 horas, na área de convivência do Centro Pop Centro, em Mário Cypreste.
-
Participantes de atividades no Centro Pop desfilarão no Carnaval de Vitória
(08/01/2026, às 16h30)Munícipes que participam das atividades do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) Centro serão protagonistas no Carnaval de Vitória como integrantes em uma das alas da Escola de Samba Mocidade Serrana. O convite para participarem surgiu após uma ação conjunta da coordenação e da supervisão técnica do Centro Pop junto ao presidente, Marcelinho Simplicidade e o carnavalesco da agremiação, Edmilson Galdino.