Munícipes que participam das atividades do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) Centro serão protagonistas no Carnaval de Vitória como integrantes em uma das alas da Escola de Samba Mocidade Serrana. O convite para participarem surgiu após uma ação conjunta da coordenação e da supervisão técnica do Centro Pop junto ao presidente, Marcelinho Simplicidade e o carnavalesco da agremiação, Edmilson Galdino.
Diante do convite, a coordenadora do Centro Pop Centro, Danielle Solano, contou que já está organizando tudo para garantir uma apresentação que mostre o talento e, ao mesmo tempo, o potencial das munícipes que participam de atividades naquele espaço. "Já definimos que o grupo selecionado vai participar de aulas preparatórias, com foco em movimento, postura e expressão corporal", disse ela.
Para isso, o Centro Pop Centro conta com o trabalho dos coreógrafos Carlos Edwardo Varejão Correa, de 41 anos, e Luciene Mirian de Paula Moreira (45). Ambos com larga experiência na área. A dupla disse que a oportunidade de poder contribuir com seus conhecimentos para que os munícipes possam fazer bonito na passarela do samba tem uma emoção a mais. "Poder atuar como voluntário de forma a contribuir para que essas pessoas em situação de rua sintam o Carnaval de Vitória e, principalmente, vivam como protagonistas da festa sentimos que estamos no lugar certo", comentou Carlos.
Sobre o que pensam para a montagem da coreografia, Luciene adiantou que será uma coreografia que vai trazer leveza, graça, mas que vai mostrar a transformação que está contida no tema do samba enredo da escola. A coreografia contará, em forma de dança e emoção, a narrativa do samba-enredo - Colo - Criação, Cuidado e Afeto", defendeu ela.
A ala será composta por 30 integrantes, sendo 20 munícipes atendidos pelo Centro Pop Centro e dez trabalhadores do serviço. "Juntos (trabalhadores e atendidos) dividirão a avenida em um desfile que promete ser marcado pelo afeto, pela dignidade e pela força do coletivo", disse acreditar a coordenadora Danielle.
A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, disse se orgulhar das equipes que atuam nos serviços socioassistenciais de Vitória pelo esforço, dedicação e suas potencialidades para planejar ações e articular parcerias que contribuem para que indivíduos e famílias superem sua condição de vulnerabilidades.