A Casa de Bernarda Alba, de García Lorca, será apresentada nesta terça na Fafi
Publicada em
Por Suzana Tatagiba, com edição de Deyvison Longui
Laila Carolina
Encenada por artistas capixabas, a peça conta a história do cotidiano de uma tradicional família espanhola, suas angústias e dramas particulares
O clássico A Casa de Bernarda Alba, do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca, será exibida, nesta terça-feira (18), às 20 horas, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi.
Com direção do ator José Luiz Gobbi e encenada por artistas capixabas, a peça conta a história do cotidiano de uma tradicional família espanhola, suas angústias e dramas particulares.
“A direção dá ênfase na crueldade das relações familiares, na opressão feminina e na luta pela liberdade. Por isso, utiliza recursos que provocam ainda mais tensão como a cenografia assinada pelo artista plástico Celso Adolfo e a forte percussão do flamenco na trilha sonora", explica o diretor José Luiz Goobi.
Ainda segundo o diretor, "elementos do cenário se deslocam com a movimentação do elenco e a marcação flamenca, ampliando a dramaticidade do universo característico de Lorca, afinal o poeta concebeu a peça com a intenção de um “documentário fotográfico”.
“A Casa de Bernarda Alba”, de 1936, foi o último texto do dramaturgo García Lorca e a que encerra a sua “trilogia dramática da terra espanhola” (as duas primeiras são Bodas de Sangue, de 1933, e Yerma, de 1934). Meses depois, Lorca foi fuzilado pelas forças repressoras em plena Guerra Civil Espanhola.
Além da Fafi, “A Casa de Bernarda Alba será apresentada, nesta quarta-feira (19), às 13h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, na Enseada do Suá. As duas apresentações são abertas ao público e a entrada é gratuita.
Serviço:
Peça: A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca
Dia: 18 de dezembro
Local: Fafi
Horário: 20h
Entrada Franca