Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Agentes Comunitários de Saúde de Vitória recebem novos tablets

Publicada em

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Thyago Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Silveira
Tablet da Saúde
Das 25 unidades de saúde da família de Vitória, 18 já receberam os tablets. (ampliar)

Os Agentes Comunitários de Vitória estão de tablets novos! Das 25 Unidades de Saúde de Estratégia da Saúde da Família, 18 já receberam os aparelhos.

A previsão é de que, até o final de janeiro, todas as equipes recebam os equipamentos, que serão acompanhados de treinamento, garantindo a padronização, a segurança e a excelência no uso da nova tecnologia.

As Unidades de Saúde do Forte São João, Santa Martha, Santa Luíza, Ilha do Príncipe, Centro, Bonfim, Santo André, Jardim da Penha, Do Quadro, Fonte Grande, Andorinhas, Alagoano, Grande Vitória, Santo Antônio, Resistência, Consolação, Ilha das Caieiras e Jesus de Nazareth já receberam os tablets.

"Mais do que substituir equipamentos antigos, os novos tablets representam um salto estratégico na gestão da Atenção Primária. O gerenciamento das visitas permite que cada registro feito pelos Agentes Comunitários de Saúde seja vinculado ao território onde a ação aconteceu. Isso qualifica a informação, tornando visíveis áreas com maior vulnerabilidade, melhorando o planejamento da programação das visitas e contribuindo para maior eficiência no deslocamento das equipes", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Além disso, o funcionamento offline assegura que as visitas e coletas de dados ocorram normalmente mesmo em áreas sem internet, um diferencial que garante a cobertura integral do território e evita a perda de informações essenciais do paciente.

Tecnologia

A aquisição dos tablets na rede municipal de saúde de Vitória é um importante investimento na Saúde Digital. Além de reduzir o consumo de papel, os aparelhos permitem mais agilidade ao trabalho dos ACS e evita o retrabalho de transcrever o registro manuscrito para um computador na unidade.

Totalmente integrados ao sistema municipal de Gestão em Saúde, a Rede Bem-Estar, os tablets potencializam a tomada de decisão baseada em evidências, otimizando a alocação de recursos, o acompanhamento das equipes em campo e a capacidade de resposta a demandas emergentes.

Com essa iniciativa, Vitória fortalece sua estratégia de transformação digital, colocando o território e o cidadão no centro do cuidado, aprimorando a eficiência operacional e elevando o padrão de gestão em saúde pública.