Imprensa
Albergue de Migrantes tem ceia de Natal que reúne histórias de gratidão
Publicada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Mesa farta e muitas histórias de agradecimento. Assim foi o almoço natalino promovido pelo Albergue para Migrantes, localizado em Mário Cypreste, que reuniu acolhidos do espaço e equipes que atuam nos serviços de Proteção Social Especial.
Entre os participantes estava José Carlos Moraes, de 60 anos, há três anos em situação de rua até chegar em Vitória, onde foi parar no Albergue para Migrantes. Há 20 dias instalado no local, Jose Carlos fez questão de revelar que ficou surpreso com o atendimento, com a acolhida e, principalmente, pela dedicação da equipe para que ele seguisse o PIA (Plano Individual de Atendimento) - instrumento para organizar e personalizar o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade que se encontram em acolhimento institucional, focado no desenvolvimento integral, reinserção social e garantia de direitos.
"Eu cheguei aqui e pensei, que lugar é este. A equipe me abraçou, me acolheu. Estava achando que seria igual a outros lugares que já passei, onde você entra e sai e nada muda na sua vida. Aqui, em 20 dias consegui um emprego. Como consegui? É que de sete em sete dias a equipe vinha e perguntava: 'Como você está? Você pode encontrar um emprego. Você consegue. Vamos!' Seguimos tudo que foi acordado e estou aqui, empregado", comentou ele.
José Carlos acrescentou que dentro do Albergue para Migrantes teve um "sopro de vida" para ir em busca da inserção comunitária. "Eu fiquei muito tempo em situação de rua, então tenho ainda muitas arestas para serem ajustadas. Mas, já conquistei o orgulho dos meus filhos por me verem empregado. Estou recebendo um salário e, em breve, vou conseguir alugar uma casa", contou ele.
Há um mês dentro do Albergue, Simone da Conceição dos Santos, de 35 anos, e sua mãe Gisele dos Santos, de 52, comentaram que "graças a organização do Albergue que estão tendo o direito de participar de uma ceia de Natal, mesmo que de forma antecipada". Simone contou que elas foram parar no Albergue, após cinco dias dormindo na Rodoviária de Vitória, até que um policial informasse que deveriam buscar orientações junto ao Fala Vitória 156.
"Saímos de Araças (BA) em busca de emprego e moradia, fugindo dos baixos salários e da exploração de mão de obra comum no interior do estado. Aqui, estamos sendo muito bem tratadas desde o dia que pisamos no Albergue. Minha mãe teve o segundo infarto uma semana depois. Agora, a equipe está ajudando minha mãe a conseguir o benefício do Bolsa Família ou aposentadoria. Ela não tem mais condição de trabalhar. Eu sim, estou em busca de um trabalho", comentou Simone.
Sobre participar da ceia de Natal promovida pelo Albergue, Simone disse: "a gente não ia ter Natal. Estamos aproveitando e comendo muito. Nunca vimos tanta comida boa e fartura", falou sorridente.
A mesma emoção sentiu Jacques Jones Gouvea, de 45 anos. Ele disse que a ceia de Natal iria marcar para sempre a vida de todos que estavam naquele Albergue. "Estou aqui há um mês. Quero conseguir logo uma casa para poder abrir vaga para outra pessoa para que ela tenha a mesma oportunidade e apoio", comentou ele.
O coordenador do Albergue para Migrantes, Ivan de Campos Bragança, disse que as ações desenvolvidas no serviço socioassistencial tem como objetivo o atendimento de pessoas adultas em situação de vulnerabilidade social, que estão em trânsito pelo município de Vitória.
"Oferecemos ao migrante atendimento psicossocial, orientações técnicas, passagem para recambiamento às cidades de origem ou cidade de destino, bem como, nos casos necessários, atendimento psicossocial, acolhimento, higienização e alimentação por período previamente estabelecido", explicou ele.
A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, disse que as equipes estão constantemente empenhados em proporcionar aos munícipes que necessitam da política pública da Assistência Social acesso a direitos e, também, possam ter oportunidade de viverem as datas comemorativas e festivas da cidade.



