Aulas de Condução Operacional para futuros Guardas Municipais de Vitória.
Os alunos do Curso de Formação de Guardas (CFG) da Guarda Civil Municipal de Vitória iniciaram, nesta terça-feira (25), as aulas de conduçãooperacional, uma das etapas fundamentais da preparação prática para o exercício da função. É um conjunto de técnicas voltadas a prevenir acidentes e garantir a segurança no trânsito durante a condução de viaturas, mesmo em situações adversas, como falhas mecânicas, comportamentos inadequados de outros condutores, condições climáticas desfavoráveis ou intervenções emergenciais.
As aulas serão ministradas por instrutores da própria Guarda de Vitória, que já atuam no policiamento viário e possuem certificações reconhecidas nacionalmente. A atividade inclui módulos teóricos e práticos, reforçando a capacidade de tomada de decisão e a condução em diferentes ambientes urbanos.
"São técnicas e práticas cruciais durante a atividade operacional, desde os patrulhamentos e até aos atendimentos de emergência. Essa disciplina faz parte da rotina de quem trabalha na segurança pública. É uma habilidade que protege vidas e garante que o atendimento às ocorrências seja feito com responsabilidade. Nosso objetivo é formar guardas completos, que entendam o trânsito, dominem as técnicas e ajam sempre com prudência e profissionalismo", observou o instrutor da disciplina e guarda municipal, Marcelo Perozini.
Leonardo Silveira
Aulas de Condução Operacional para futuros Guardas Municipais de Vitória.
Ao longo das aulas, os 106 alunos aprendem a identificar riscos, antecipar cenários e adotar posturas seguras para preservar a própria integridade, a da equipe e a da população .O conteúdo faz parte da matriz curricular obrigatória da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e integra o conjunto de disciplinas necessárias para habilitar os futuros guardas a atuar no policiamento viário e na condução segura das viaturas operacionais.
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destaca a importância desse treinamento para o dia a dia da corporação. "A condução de viaturas exige responsabilidade técnica e emocional. O guarda municipal precisa estar preparado para agir com rapidez, mas sem perder a segurança e o controle. A direção defensiva é essencial para garantir que nossas equipes atuem de forma eficiente e segura, reduzindo riscos e fortalecendo a qualidade do serviço prestado à cidade."
Leonardo Silveira
Aulas de Condução Operacional para futuros Guardas Municipais de Vitória.
Formação de Guardas
Ao todo, são mais de 800 horas de formação, distribuídas em quatro meses, envolvendo disciplinas como armamento e tiro, técnicas operacionais, direitos humanos, atendimento a pessoas em vulnerabilidade, ética, primeiros socorros, comunicação, legislação e policiamento comunitário e viário.
"O CFG é a última etapa do concurso público da Guarda de Vitória e possui caráter eliminatório. O curso contribui diretamente para a formação integral dos futuros guardas municipais", enfatiza a gerente da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (GFAP), Annelise Alves.
Ao término do curso, os aprovados estarão aptos a reforçar o efetivo da Guarda Civil Municipal de Vitória, contribuindo para a segurança urbana e viária da capital.