Curso Práticas de Segurança Doméstica no Cras do Centro de Vitória.
Conscientes da importância de garantir a segurança integral das famílias assistidas, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro de Vitória promoveu uma oficina intitulada "Práticas de Segurança Doméstica". Realizada na última quinta-feira (16), a atividade foi conduzida pela equipe do Corpo de Bombeiros, que abordou o tema de forma lúdica, porém esclarecedora.
A coordenadora do espaço, Danielli da Silva Lima, contou que a proposta surgiu após uma família em acompanhamento pelo Paif (Programa de Atendimento Integral a Família) passar por situação de rsico envolvendo incêndio. "Entendemos que saber agir em caso de incêndio é fundamental para a segurança de todos, pois pode salvar vidas, reduzir danos e evitar complicações", destacou Danielli.
Foto Divulgação
Curso Práticas de Segurança Doméstica no Cras do Centro de Vitória.
Segundo orientação do sargento Vargas, um princípio de incêndio pode se espalhar em menos de dois minutos, e a fumaça tóxica pode ser fatal antes mesmo das chamas atingirem a vítima. Foram apresentadas informações sobre como identificar os agentes condutores responsáveis pelo início do fogo, bem como os agentes utilizados para conter esse princípio de incêndio. "Tínhamos a consciência de que é fundamental, também, ensinar as crianças a reconhecer sinais de perigo e agir rapidamente. Por isso, convidamos toda a família", comentou a coordenadora.
A base para a prevenção e proteção em casos de incêndios domésticos é o conhecimento e a adoção de medidas preventivas, como a correta instalação e manutenção das instalações elétricas, o armazenamento seguro de materiais inflamáveis, o uso consciente de aparelhos eletrônicos e extintores. Além disso, é fundamental que todos saibam agir rapidamente em situações de emergência, conhecendo rotas de fuga e realizando treinamentos para garantir a segurança de todos.
Foto Divulgação
Curso Práticas de Segurança Doméstica no Cras do Centro de Vitória.
A gerente de Atenção à Família da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Juliana Moura, disse que assegurar às famílias o direito à informações de forma ampliada também faz parte do trabalho das equipes que atuam nos serviços socioassistenciais.
A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, fez questão de enfatizar a criatividade e a busca por parcerias das equipes que atuam na rede socioassistencial de Vitória para levar às famílias acompanhadas/atendidas todas as informações necessárias para garantir o acesso aos direitos sociais de forma ampla.