Imprensa
Assistência Social de Vitória promove oficina sobre entrevista para o CadÚnico
Publicada em | Atualizada em
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A equipe da Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios (CTRB) da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) realiza, de forma pioneira, a Oficina Entrevista da Trilha do Cadastro Único, que é voltada ao aprimoramento das competências dos entrevistadores que atuam no Cadastro Único.
As oficinas ocorrem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jucutuquara, sendo a primeira turma nesta quarta (5) e quinta-feira (6) e a segunda turma nos dias 12 e 13 de novembro, sempre das 8 às 17 horas. Está é a primeira vez que ocorre no Espírito Santo uma formação neste formato.
Serão duas turmas, totalizando 30 participantes de diferentes serviços socioassistenciais do município (Restaurante Popular, Centros de Referência de Assistência Social - Cras, Centros de Referência Especializado - Creas, Banco de Alimentos Herbert de Souza e da Hospedagem Noturna).
A oficina é conduzida pelas assistentes sociais da CTRB, Alzinete Pereira Ruas e Flávia Loureiro Barbosa, ambas capacitadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para atuarem como facilitadoras deste processo formativo, com suporte técnico da Setades e do MDS.
Alzinete falou sobre a importância da oferta da oficina para que a coleta de dados das famílias seja feita com excelência máxima: "são as informações contidas no registro do Cad que subsidiam as políticas públicas não só da Assistência Social. As informações precisam ser fidedignas". Ela fez questão de enfatizar que a oficina é para evitar eventuais inserções de dados que não correspondam a realidade de uma família, garantindo assim que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa de forma integral e efetiva", reforçou ela.
A coordenadora do CTRB, Beatriz Souza, disse que, depois de dez anos, foi criado pelo MDS um formato diferenciado com a formatação híbrida (EaD e presencial). "É mais prática, garantindo assim que quem chega na Assistência Social hoje tenha a capacidade de absorver o universo de informações, a importância do Cadastro Único e, principalmente, a relevância na qualidade técnica na condução das entrevistas", comentou Beatriz.
Beatriz acrescentou que a participação na oficina presencial e prática estava condicionada aos seguintes pré-requisitos: realizar a inscrição na Trilha Entrevista do Cadastro Único, composta por quatro trilhos temáticos - Diversidade, Cadastro Único, Introdução à Entrevista e Entrevista na Prática - ofertada no formato EaD pelo Portal Capacita MDS. Além de apresentar o relato de experiência, juntamente, com o certificado de conclusão.
Para a gerente de Atenção à Família da Semas, Juliana Moura, a oficina visa aprimorar as habilidades técnicas da equipe, garantindo um atendimento mais qualificado e padronizado à população. "Os entrevistadores aprendem a conduzir as entrevistas de forma ainda mais cordial e a seguir o formato determinado para registro dos dados", ponderou ela.
A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, fez questão de expressar o orgulho pela equipe da CTRB, que vem realizando um trabalho de alta qualidade. "A oferta dessa oficina inédita e pioneira no Estado é uma demonstração disso. O CadÚnico é a porta de entrada para diversos programas sociais (federais, estaduais e municipais). A coleta de dados aprimorada permite que essas políticas públicas sejam direcionadas de forma mais eficiente para quem realmente necessita, garantindo a inclusão social", ressaltou ela.



