Publicada em 23/09/2022, às 15h15 | Atualizada em 23/09/2022, às 15h17
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Atividade feita com famílias ganha exposição em Centro de Educação em Tabuazeiro
O processo de aprendizagem na Educação Infantil é essencialmente lúdico. Por meio do brincar, a criança vai descobrindo sua realidade, sua linguagem, seus usos e costumes, e inicia a socialização. Para estimular a organização de ideias, fazer verificações e experimentar sensações, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacy Alves Fraga, no bairro Tabuazeiro, trabalha com o projeto pedagógico "Quer brincar comigo? Brincando de descobertas com o nosso corpo!"
A partir dos trabalhos elaborados em parceria com a família, a turma do grupo 3D organizou uma exposição na unidade de ensino. As famílias tiveram que enfeitar o esquema corporal em casa, representando o tamanho real das crianças, e que foi elaborado com professora em sala de aula, trabalhando as partes do corpo e a identidade.
"Fizemos o esquema corporal de todas as crianças em tamanho real no papel Kraft e enviamos para as famílias com orientações solicitando que cada uma enfeitasse utilizando a criatividade o boneco representando a criança. Estabelecemos um prazo para entrega e gradativamente os trabalhos foram chegando. Cada um mais lindo que o outro! Umas famílias utilizaram roupa real e outros pintaram a roupa do boneco, para enfeitá-lo; dando origem então a esta linda exposição que encerrou a primeira etapa do projeto do grupo 3D", contou a professora Priscilla Harrigan.
Nota 10
A atividade foi um sucesso entre as famílias! Brenda Almeida de Oliveira, mãe do pequeno Bento ficou muito feliz com o resultado da interação proporcionada pela atividade escolar.
"Adoramos a atividade, fizemos o boneco exatamente com o perfil mesmo do nosso Bento, ele ficou encantado quando viu que era ele que estava sendo reproduzido ali, mesmo que ele ainda não fale por ser uma criança atípica/autista, ele demonstrou dando um beijo no bonequinho dele. Que tenha mais atividades como essa, trabalho incrível da Tia Priscilla", elogiou.
Quem também aprovou a atividade foi Ana Carolina Guidoni, mãe de Pedro Guidoni.
"Fazer a atividade com o Pedro foi muito divertido, ele queria participar em tudo. Deu palpites e determinou como que tinha que ser cada detalhe. Pegou a blusa de uniforme e cismou que como era uma atividade escolar tinha que ser de uniforme. Ele participou de cada parte, cortando, colando, rabiscando, deixou suas marquinhas na atividade", contou.