Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Banda de Congo da Emef Adão Benezath se apresenta em abertura de seminário na Ufes

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Banda de Congo da EMEF Adão Benezath se apresenta em abertura de seminário na Ufes
Banda de Congo da EMEF Adão Benezath se apresenta em abertura de seminário na Ufes.

 

A banda de congo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, conhecida como Congo da Alegria, marcou presença na abertura do seminário de implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) no Espírito Santo. O evento aconteceu no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Ufes, no campus de Goiabeiras.

A apresentação da banda da unidade escolar, que fica no bairro Antônio Honório, encantou os participantes com os ritmos tradicionais do congo capixaba. Com instrumentos típicos, como a casaca, o tambor e os chocalhos, os estudantes animaram o público.

O Congo da Alegria é fruto do projeto Instrumentarte, iniciado em 2006, que tem como objetivo valorizar e difundir a identidade do congo capixaba. Por meio do projeto, mestres das bandas de congo, detentores dos conhecimentos tradicionais, compartilham suas práticas e saberes com estudantes das redes públicas de ensino infantil e fundamental da Grande Vitória.

"A participação da Emef Adão Benezath no seminário reforça o compromisso da escola com a preservação da cultura local e com a promoção da educação voltada à equidade étnico-racial", completou o diretor José Honor.