O Bike Vitória registrou mais de 59 mil viagens nos últimos três meses e segue consolidado como um dos principais sistemas de mobilidade urbana da capital. Criado para incentivar o transporte sustentável e acessível, o projeto já contabiliza mais de 2,2 milhões de deslocamentos desde o início das operações.
Nos últimos meses, a frota do Bike Vitória passou por melhorias importantes: todas as bicicletas infantis foram renovadas e 90 bicicletas para adultos foram substituídas, ampliando o conforto e a qualidade do serviço para os usuários.
O uso das bicicletas em Vitória já evitou a emissão de mais de 800 toneladas de CO₂ desde a implantação do sistema, em 2016. E o Bike Kids, pequenas bicicletas usadas pelas crianças, já somam mais de 32 mil viagens.
Estímulo
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, com parte da frota renovada, o projeto segue estimulando o transporte sustentável e acessível na capital e os números crescentes comprovam isso.
"Enquanto o setor de transportes é apontado como um dos maiores responsáveis pelas emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil, as bikes oferecem uma alternativa de mobilidade mais sustentável em diversos aspectos", destacou Alex Mariano.
Para Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, as pessoas estão incorporando a bike à rotina fazendo de seu uso um hábito. "Cada vez mais vemos usuários que utilizam o sistema não apenas para lazer, mas como um modal eficiente para se deslocar no dia a dia", destaca Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, empresa parceira do Bike Vitória.
Comodidade
Atualmente, o Bike Vitória conta com 38 estações ativas e 250 bicicletas disponíveis, incluindo modelos infantis. O sistema pode ser acessado pelo aplicativo Bike Vitória (disponível na Play Store e App Store), onde o usuário realiza o cadastro, escolhe o tipo de passe e confere as estações em tempo real.
O Bike Vitória é um projeto da Prefeitura de Vitória, gerenciado pela Serttel e desenvolvido em parceria com o Sicoob e a Unimed Vitória.
Um estudo da Universidade de Oxford reforça o impacto positivo desse hábito: ao substituir o carro pela bicicleta uma vez por semana, cada pessoa pode evitar a emissão de até 0,5 tonelada de CO₂ ao ano.
Dados do Banco Mundial apontam que existem mais de 2 bilhões de bicicletas em circulação no mundo. No Brasil, segundo o IBGE (2022), aproximadamente de 50 milhões de pessoas possuem uma, e levantamento do IPEA mostra que 7% da população já utiliza a bicicleta como principal meio de transporte.