Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Brigada escolar e treinamento contra incêndios nas escolas de Vitória

Publicada em

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Defesa Civil/Divulgação
Gravação de simulado contra incêndio
Plano de evacuação das unidades em caso de incêndios faz parte das ações do selo "Escola Segura"

O objetivo é prevenir acidentes. Mas, caso eles ocorram, saber como agir para salvar vidas. Em parceria com o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) está desenvolvendo um trabalho junto das 102 unidades de ensino da rede, sendo 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), em busca do selo de certificação "Escola Segura".

Até a conquista do selo, são três etapas:

  • é preciso que a unidade de ensino tenha o alvará de licença do Corpo de Bombeiros;
  • elaborar um plano de prevenção e emergência, formação de brigada escolar e treinamento de professores, estudantes e demais colaboradores;
  • realizar um simulado de abandono.

As etapas que exigem presença de profissionais e estudantes nas escolas, como o treinamento para saber como agir em casa de incêndio, serão feitas somente quando houver segurança dentro do contexto da pandemia.

Alvará

A equipe técnica da Gerência de Acompanhamento e Manutenção das Obras da Educação (Gamo) já deu início aos procedimentos necessários para renovação dos alvarás, que são concedidos por um determinado período de tempo e, perdendo a validade, é necessário que sejam validados novamente. Com essa documentação em dia, terá início a segunda fase.

“A nossa prioridade é a segurança das escolas. Investir numa formação com a chancela do Corpo de Bombeiros é muito significativo”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Responsabilidade compartilhada

Comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, o tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva destacou o conceito inovador do projeto Escola Segura: a responsabilidade compartilhada.

"Todos, professores, pais, alunos, demais profissionais da administração e prestadores de serviço, são envolvidos em um processo de aprendizagem e de exercícios continuados acerca de conhecimentos até agora vistos por muitos como extremamente técnicos, mas que, se levados à comunidade em uma linguagem acessível, certamente contribuirão para a melhoria do mundo em que vivemos para que possamos seguir salvando vidas”, disse.

Brigada escolar

Com a garantia de que a edificação está protegida contra incêndios, é fundamental que as pessoas saibam o que fazer para evitar que os incêndios ocorram e, caso eles ocorram, que todos saibam como agir.

Com a orientação do Corpo de Bombeiros, será formada uma brigada escolar com profissionais que atuam e conhecem a edificação, tornando-os aptos para agir em caso de um incêndio ou de um pânico, buscando sempre a segurança de todos. Cada unidade de ensino terá um plano de prevenção e emergência contra incêndio.

Após os treinamentos realizados, quando o contexto de pandemia permitir que isso seja feito, será realizado anualmente um exercício simulado de emergência, no qual serão colocados em prática os conhecimentos adquiridos nas capacitações.