O bairro Resistência vai receber, na manhã do próximo dia 11 de outubro, mais uma edição do Cabide Solidário, uma iniciativa da Coordenação de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). A ação transforma doações de roupas, calçados e acessórios em gestos de cuidado e acolhimento.
Em araras coloridas, peças seminovas ficam à disposição para que cada morador possa escolher, com liberdade e dignidade, até cinco combinações - entre calças, saias, bermudas, blusas, vestidos, sapatos e acessórios. Também há bolsas, peças de uso interior e a distribuição de absorventes higiênicos.
Só neste ano, 16 edições do Cabide Solidário já beneficiaram 1.882 famílias, com a entrega de 12.801 peças de roupas e absorventes. "Muitas das roupas que chegam são de ótima qualidade, algumas até de marca. Quem doa faz isso de coração, pensando em ajudar quem precisa. O mais bonito é que, muitas vezes, a mesma pessoa que vem buscar peças também traz outras para doar. Isso mostra a força da solidariedade capixaba", destacou a gerente de Proteção da Mulher, Adelina Diniz.
Foto Divulgação
Cabide Solidário
O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, reforça o impacto social da ação: "O Cabide Solidário vai muito além de doar roupas. Ele promove cidadania, alivia o orçamento de famílias em momentos difíceis e fortalece a economia circular e solidária. É um gesto simples, mas que carrega respeito, dignidade e esperança."
Iniciativa
O projeto nasceu em 2024, após a Tragédia das Chuvas em Mimoso do Sul, quando milhares de peças foram doadas às famílias atingidas. Com o excedente, surgiu a ideia de transformar a solidariedade emergencial em uma rede permanente de apoio à população de Vitória.
Hoje, o Cabide Solidário acontece regularmente no programa "Vitória com Você", realizado aos sábados, além de integrar ações comunitárias, de assistência social e cidadania em todas as nove regiões administrativas da cidade.
Serviço Cabide Solidário Bairro Resistência Quando: sábado (11/10) Horário, das 8h às 13h Local: EMEF TI Ronaldo Soares (Rua América do Sul, 2, Resistência)