Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Câmeras flagram furto de fios e suspeito é detido pela Guarda de Vitória

Publicada em

Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Videomonitoramento no CIOM - Centro Integrado de Operação e Monitoramento
Central de Monitoramento (Ciom) da Guarda de Vitória. (ampliar)

Com cinco passagens criminais, um homem, de 37 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) após ser flagrado furtando fios, na madrugada desta sexta-feira (7), na Praia do Canto.

Por volta de 3h35, operadores da Central de Monitoramento (Ciom) da Guarda de Vitória visualizaram um indivíduo cortando fios em via pública, próximo ao cruzamento das avenidas Desembargador Santos Neves e Nossa Senhora da Penha. De imediato, as equipes de patrulhamento foram comunicadas.

"A informação foi repassada via rádio e prosseguimos até o local onde encontrou o suspeito, com as mesmas características informadas pelos operadores, na Avenida Nossa Senhora da Penha. Ele carregava ainda cerca de dois quilos de fios de cobre e um conjunto de ferramentas usadas para a prática criminosa" descreveu o guarda municipal Gallini.

Com o detido havia arco de serra, alicate, chaves e facas. Ele foi conduzido à Delegacia Regional juntamente com o material apreendido.

Queda

A tecnologia, o efetivo bem capacitado e Gerência de Inteligência são recursos utilizados no enfrentamento ao furto de fios na capital. Assim, foi registrada uma queda de 41% dessas empreitadas criminosas, reflexo direto desse esforço e da parceria com outras forças de segurança. Foram detidas 30 pessoas entre janeiro e outubro deste ano.

"Furtos de fios geram prejuízo a qualquer cidade e transtornos à população. Esse flagrante demonstra a eficiência do trabalho contínuo da Guarda de Vitória e contribui diretamente para a queda desse tipo de crime. Outra frente de atuação são as operações conjuntas com secretarias e Polícia Civil em ferro-velhos evitando que se mantenha o comércio desse material ilícito", destacou Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.