Publicada em 29/11/2024, às 18h00 | Atualizada em 29/11/2024, às 18h02
Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Campanha pelo fim da violência contra mulher tem abordagem de conscientização em feira livre
Momento de promover a conscientização nas ruas de Vitória e falar sobre o fim da violência contra as mulheres. A manhã desta sexta-feira (29) foi marcada por uma ação da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, com o projeto "Maria da Penha vai à Cidade", na feira de Jardim Camburi.
A ação contou com abordagens informativas às mulheres que circularam pelo local, divulgando a rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e intrafamiliar de Vitória, ouvindo as demandas e orientando quanto aos serviços de atendimento que estavam impressos nos 300 folhetos distribuídos.
O prefeito Lorenzo Pazolini esteve presente, junto com Cris Samorini, vice-prefeita eleita de Vitória, e servidores da Secretaria de Cidadania, Direitos humanos e Trabalho (Semcid).
"Pautas como essa são importantes para promover o bem-estar social de todos os cidadãos de Vitória, principalmente as mulheres. Estar em uma feira ao ar livre hoje nos trás a oportunidade de abordar pessoas que precisam da ajuda da gestão pública. É por isso que reafirmamos o nosso compromisso com aqueles que mais precisam de nós", disse Pazolini.
Cris Samorini falou sobre o cuidado e a atenção às mulheres, que é um assunto que precisa de permanência e debate constante. "O movimento aqui dentro da feira traduz uma reflexão que precisa sempre ser feita. A ação de hoje e a receptividade que recebemos, são muito favoráveis para reduzir os casos de feminicídio e dar mais relevância para o tema", disse Criss Samorini.
Ativismo
Durante os 16 dias de ativismo são realizadas diversas ações com o objetivo de trazer reflexões para a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher, além de divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero, e também tornar conhecidas as políticas e serviços existentes nos territórios.
O projeto é uma ação da Subsecretaria da Mulher, da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), e visa informar sobre os direitos das mulheres em Vitória, com ações itinerantes. A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Flávia Alves, reafirma o compromisso em promover campanhas que lutem contra todo e qualquer tipo de violência.
"Estar aqui hoje, diretamente em contato com as mulheres da nossa cidade, é uma forma de mostrar que elas não estão sozinhas. A campanha 'Maria da Penha vai à Cidade' reforça nosso compromisso em levar informação, acolhimento e esperança, promovendo ações que fortalecem a rede de proteção e combatem a violência de gênero. É com iniciativas como essa que construímos uma Vitória mais justa e segura para todas," pontuou a secretária Flávia Alves.
Adelina Diniz, gerente da mulher, afirma que o principal objetivo da ação é divulgar a rede de apoio e proteção da secretaria. "A mulher vítima de violência precisa de ajuda, e é por isso que estamos na rua para divulgar os equipamentos da prefeitura, que tem uma ampla rede de proteção".