Publicada em 26/05/2023, às 16h30 | Atualizada em 26/05/2023, às 16h31
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Centros de Educação Infantil realizam atividades em homenagem ao dia do brincar
Brincadeiras e atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças no processo de aprendizagem na Educação Infantil. É por meio delas que a criança desenvolve sua criatividade, autonomia e capacidade de reflexão. Por isso, no Brasil e em mais de 40 países do mundo, é comemorado o Dia do Brincar em 28 de maio.
Devido à data, nesta sexta-feira (26), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lídia Rocha Feitosa, que fica no bairro Jesus Nazareth, promoveu uma atividade que proporcionou muita diversão e aprendizado para as crianças dos grupos 4, 5 e 6.
Em busca de mais espaço e conforto para os pequenos, a unidade de ensino levou as turmas para a quadra da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). No local, a equipe pedagógica do Cmei montou um circuito de brincadeiras e atividades, com o tema "Brincar é coisa séria!".
O grupo foi dividido em quatro equipes e a cada dez minutos as crianças se revezavam para vivenciar as brincadeiras: corrida de bastão, corrida de bambolês, brincadeira de sol e lua e estafeta com bola. Os pequenos ficaram encantados com a proposta e participaram ativamente, demonstrando muita alegria.
"Achei muito divertido, nós brincamos de várias coisas legais. O que eu mais gostei foi a corrida de bambolê", afirmou Maitê Braz, do grupo 6.
"Nós gostamos muito de vir aqui, foi divertido, com muito espaço para brincar e correr. Todas as brincadeiras estavam muito legais", pontuaram os pequenos Paulo Henrique e Isaac Ribeiro.
Brincando e aprendendo
No Cmei Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza, que fica localizado em Gurigica, as crianças também puderam vivenciar uma série de brincadeiras e atividades lúdicas, que proporcionou muito aprendizado com foco no desenvolvimento integral dos pequenos.
A equipe pedagógica instalou no pátio da unidade de ensino um circuito de atividades com elementos da natureza, a partir do tema "A natureza do brincar". Assim, o circuito foi composto por seis estações: varal das sensações; caixa, caixinha; brincando com a terra; varal das cores; brinquedo cantado e cestos de tesouros da natureza.
"Essa ação pedagógica busca oportunizar o livre brincar, que parte dos interesses mais genuínos da criança e que aflora em sua maneira de se relacionar com o mundo à sua volta a todo o tempo e em toda a sua potência. Esse brincar que é linguagem da criança, que é jeito de investigar e criar, e que acontece muito além da brincadeira com começo, meio e fim", explicou a dinamizadora de Educação Física, Erika de Jesus Schulz.
A professora contou com a parceria dos professores João Emídio Rodrigues e Fernanda Fernandes, com o apoio e suporte da pedagoga Rosana Ribeiro e da diretora do Cmei, Elisamara Trintade. Dessa forma, as crianças vivenciaram um dia muito especial e, sem perceber, foram brincando e aprendendo de forma lúdica e divertida. A diretora do Cmei reforçou que o brincar é fundamental na Educação Infantil.
"Brincadeira no nosso Cmei é coisa séria. Tão séria que o brincar é reconhecido como um direito pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A brincadeira é a forma que a criança tem de conhecer e interagir com o mundo. Por meio do faz de conta, ela dá novos significados para as coisas, transformando o mundo à sua volta", disse.
Atividades diferenciadas
Da mesma forma, o Cmei em Tempo Integral Aécio Bispo dos Santos, que fica em Jaburu, também promoveu atividades diferenciadas para as crianças. A partir de diversas oficinas temáticas, como capoeira, artesanato, bambolê e brincadeira do trem maluco, os pequenos se divertiram e aprenderam juntos, com muita alegria e interação entre as turmas.
"Por meio das brincadeiras e das vivências lúdicas, as crianças desenvolvem competências físicas, comportamentais, cognitivas e criativas. É uma vivência que já faz parte do cotidiano da Educação Infantil, mas buscamos oferecer atividades diferenciadas em homenagem ao Dia do Brincar. Foram momentos muito especiais para as crianças", destacou a diretora do Cmei, Leida Valbusa.