Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Circuito da Folia anuncia atrações do fim de semana e reforça dobradinha de festa até o Sambão

Publicada em | Atualizada em

Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Lilian Lomeu abre o "Circuito da Folia" no sábado (14).
Lilian Lomeu abre o "Circuito da Folia" no sábado (14). (ampliar)
Foto Divulgação
Andréa Nery comanda a puxada do "Circuito da Folia" na segunda-feira (12).
Andréa Nery comanda a puxada do "Circuito da Folia no domingo (15).

A folia em Vitória segue pulsando no ritmo da alegria. Após os desfiles dos blocos de rua no Centro da capital, o público já tem encontro marcado com a 3ª edição do "Circuito da Folia", que volta a colorir a Avenida Beira-Mar, no Centro, de sábado a terça-feira de Carnaval, sempre a partir das 19 horas, conduzindo os foliões em cortejo festivo até o Sambão do Povo, onde a programação continua noite adentro.

Protagonismo feminino puxa os trios

Em 2026, a avenida ganha um brilho especial: todos os trios elétricos do Circuito serão comandados por vozes femininas, celebrando a força e o protagonismo das mulheres na música e no Carnaval capixaba.

No sábado (14), quem abre o cortejo é a cantora e compositora capixaba Lilian Lomeu. Graduada em Licenciatura em Música pela Fames, Lilian iniciou a carreira ainda criança, profissionalizando-se aos 12 anos. Aos 16, mudou-se para Salvador, onde atuou como backing vocal de bandas de projeção nacional e participou de programas de televisão.

Ao longo da carreira, a artista construiu uma trajetória marcada por parcerias com nomes como Arlindo Cruz, Neguinho da Beija-Flor e Pepeu Gomes. Foi homenageada pela escola de samba Boa Vista e reverenciada por Claudia Leitte no retorno do Vital. Em carreira autoral, lançou singles como "Na Beira do Mar" e "Acelera Aê", além de gravar o DVD "Meu Carnaval", reafirmando sua identidade no axé e no pagode baiano.

No domingo (15), o comando do trio será da baiana Andréa Nery, dona de voz potente e presença magnética. Natural de Santo Antônio de Jesus, construiu carreira entre a Bahia e o Espírito Santo, onde vive há duas décadas e se consolidou como uma das principais puxadoras de trio da região Sudeste.

Andréa já dividiu palco com Ivete Sangalo, Tatau (Araketu) e Gilberto Gil (com quem cantou "Que Bloco É Esse" no Pelourinho, além de participar do DVD de Loalwa Braz, ex-líder do grupo Kaoma, famoso internacionalmente pelo hit "Chorando se foi"). Ela também gravou o álbum Negona de Ferro e acumula apresentações históricas, como no Vital para mais de 60 mil pessoas e no Réveillon do Morro de São Paulo por 11 anos consecutivos.

A festa continua no Sambão

E como já virou tradição, em Vitória, "a festa só acaba quando termina". Após cada dia de Circuito da Folia, o público será recebido no Sambão do Povo para dar sequência à maratona carnavalesca com shows e desfiles.

No sábado (14), a energia segue com os desfiles das escolas de samba da Série Ouro, levando para a avenida o brilho das fantasias, a cadência das baterias e a emoção das comunidades.

Já no domingo (15), a partir das 20h30, a programação musical ganha reforço de dois nomes de peso do axé: Marcus Rauta e André Lelis.

Cantor e compositor capixaba, Marcus Rauta é reconhecido como um dos principais representantes do axé no Espírito Santo, levando aos palcos um repertório que mistura clássicos do gênero, pagodão baiano e influências nordestinas, sempre com forte clima de verão e carnaval.

Fechando a noite, o baiano André Lellis traz a experiência de mais de duas décadas na folia. Com carreira marcada por passagens em blocos tradicionais de Salvador, como o "Me Ama", que comandou por anos, e sucessos como "Amor de Fé", o artista é presença constante em micaretas e grandes carnavais pelo país, sendo também compositor de projetos ligados ao axé e ao Vital capixaba.

As atrações do Circuito da Folia e da chegada no Sambão de segunda e terça-feira de Carnaval serão anunciadas em breve.

Sucesso

Criado a partir de uma demanda dos próprios blocos e das comunidades carnavalescas, o circuito se consolida como uma das grandes engrenagens da festa na cidade. "O Circuito da Folia é um grande sucesso. Era um pedido antigo dos organizadores dos blocos e da comunidade. Começamos essa ação em 2024 e agora chegamos ao terceiro ano, fortalecendo ainda mais essa entrega para o público", destaca o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.

Foto Divulgação
Marcus Rauta recebe o público no Sambão do Povo no domingo (15).
Marcus Rauta recebe o público no Sambão do Povo no domingo (15).
Foto Divulgação
André Lellis se apresenta no Sambão do Povo no domingo (11).
ndré Lellis também se apresenta no Sambão do Povo no domingo (15).