Imprensa
Circuito da Folia anuncia atrações do fim de semana e reforça dobradinha de festa até o Sambão
Publicada em | Atualizada em
Por Pedro Vargas (pedrovargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A folia em Vitória segue pulsando no ritmo da alegria. Após os desfiles dos blocos de rua no Centro da capital, o público já tem encontro marcado com a 3ª edição do "Circuito da Folia", que volta a colorir a Avenida Beira-Mar, no Centro, de sábado a terça-feira de Carnaval, sempre a partir das 19 horas, conduzindo os foliões em cortejo festivo até o Sambão do Povo, onde a programação continua noite adentro.
Protagonismo feminino puxa os trios
Em 2026, a avenida ganha um brilho especial: todos os trios elétricos do Circuito serão comandados por vozes femininas, celebrando a força e o protagonismo das mulheres na música e no Carnaval capixaba.
No sábado (14), quem abre o cortejo é a cantora e compositora capixaba Lilian Lomeu. Graduada em Licenciatura em Música pela Fames, Lilian iniciou a carreira ainda criança, profissionalizando-se aos 12 anos. Aos 16, mudou-se para Salvador, onde atuou como backing vocal de bandas de projeção nacional e participou de programas de televisão.
Ao longo da carreira, a artista construiu uma trajetória marcada por parcerias com nomes como Arlindo Cruz, Neguinho da Beija-Flor e Pepeu Gomes. Foi homenageada pela escola de samba Boa Vista e reverenciada por Claudia Leitte no retorno do Vital. Em carreira autoral, lançou singles como "Na Beira do Mar" e "Acelera Aê", além de gravar o DVD "Meu Carnaval", reafirmando sua identidade no axé e no pagode baiano.
No domingo (15), o comando do trio será da baiana Andréa Nery, dona de voz potente e presença magnética. Natural de Santo Antônio de Jesus, construiu carreira entre a Bahia e o Espírito Santo, onde vive há duas décadas e se consolidou como uma das principais puxadoras de trio da região Sudeste.
Andréa já dividiu palco com Ivete Sangalo, Tatau (Araketu) e Gilberto Gil (com quem cantou "Que Bloco É Esse" no Pelourinho, além de participar do DVD de Loalwa Braz, ex-líder do grupo Kaoma, famoso internacionalmente pelo hit "Chorando se foi"). Ela também gravou o álbum Negona de Ferro e acumula apresentações históricas, como no Vital para mais de 60 mil pessoas e no Réveillon do Morro de São Paulo por 11 anos consecutivos.
A festa continua no Sambão
E como já virou tradição, em Vitória, "a festa só acaba quando termina". Após cada dia de Circuito da Folia, o público será recebido no Sambão do Povo para dar sequência à maratona carnavalesca com shows e desfiles.
No sábado (14), a energia segue com os desfiles das escolas de samba da Série Ouro, levando para a avenida o brilho das fantasias, a cadência das baterias e a emoção das comunidades.
Já no domingo (15), a partir das 20h30, a programação musical ganha reforço de dois nomes de peso do axé: Marcus Rauta e André Lelis.
Cantor e compositor capixaba, Marcus Rauta é reconhecido como um dos principais representantes do axé no Espírito Santo, levando aos palcos um repertório que mistura clássicos do gênero, pagodão baiano e influências nordestinas, sempre com forte clima de verão e carnaval.
Fechando a noite, o baiano André Lellis traz a experiência de mais de duas décadas na folia. Com carreira marcada por passagens em blocos tradicionais de Salvador, como o "Me Ama", que comandou por anos, e sucessos como "Amor de Fé", o artista é presença constante em micaretas e grandes carnavais pelo país, sendo também compositor de projetos ligados ao axé e ao Vital capixaba.
As atrações do Circuito da Folia e da chegada no Sambão de segunda e terça-feira de Carnaval serão anunciadas em breve.
Sucesso
Criado a partir de uma demanda dos próprios blocos e das comunidades carnavalescas, o circuito se consolida como uma das grandes engrenagens da festa na cidade. "O Circuito da Folia é um grande sucesso. Era um pedido antigo dos organizadores dos blocos e da comunidade. Começamos essa ação em 2024 e agora chegamos ao terceiro ano, fortalecendo ainda mais essa entrega para o público", destaca o secretário municipal de Cultura, Edu Henning.
